top of page

Antuérpia - Diamantes e um dos maiores portos do mundo.

Pois é, eu sou emigrante! Deixei o meu país e parti à aventura, em busca de uma vida melhor... sim, onde sou paga pela função que desempenho.

Silvana Oliveira

Esse foi o motivo pelo qual deixei a cultura portuguesa, a boa vida, as bonitas praias, o bom vinho e a boa gastronomia e ótimo clima. Ter ‘status’ mas não ter o dinheiro suficiente para pagar uma renda, não é vida!


Em Fevereiro de 2013, encontrei o meu atual emprego na bonita cidade de Antuérpia, na Bélgica. Por cá fala-se o holandês, que não é nada fácil de aprender nem de pronunciar…

Essa é a maior dificuldade que encontrei pois é mesmo necessário para obter qualquer informação, tratar de qualquer documento ou requisição ou, até mesmo, para abrir uma conta bancária.


É difícil dar os primeiros passos, num país desconhecido, com outros hábitos, cultura e língua. Mas tudo é possível e podemos ser felizes, em qualquer parte do mundo, onde os nossos objetivos são alcançados.


Fico muito feliz por conseguir realizar-me profissionalmente… Mas preferia que fosse no meu país, junto à beira-mar, junto dos meus, saborear Portugal e falar o meu português.













bottom of page