top of page

O Barco e o seu Capitão


Nuno Ramos


Já te disse alguma vez que tu vives num barco, e que, se não tomares conta do seu leme, ele fica à deriva?


Quantas foram as vezes que te sentiste assim mesmo: à deriva?


Hoje vou-te passar umas BOAS dicas do que costumo praticar nos meus workshops e nas minhas sessões de Insight e de Mentoring.



Existem 5 regras a seguir para que o controlo do barco seja bem feito:


Em primeiro lugar, estás TU. Sim, TU. Não sei se deste conta, mas se não comandares o teu barco mais ninguém o vai fazer!

Desculpa que te diga, mas nunca vi um barco a seguir uma rota certa sem ser comandado pelo seu capitão.


Por isso, regra nº1: Toma conta do teu barco!

Se estás irritado, significa que não estás bem com alguém ou com alguma situação e, por conseguinte, também não estás bem contigo. Se não estás bem contigo, nada vai correr bem porque não estás a ser verdadeiro. Resolve essa situação e fica bem para com tudo.


Regra nº2: Nunca te irrites, e soluciona a questão. Se não consegues resolvê-la, tenta mais tarde, quando tiveres o conhecimento certo. Ou então, delega a alguém.

Se estás sozinho, acompanha-te, mas bem. Lembra-te que mais vale só do que mal acompanhado. No entanto, se tiveres com alguém que não é lá muito boa companhia, crava-lhe um café. Sempre ameniza a situação. =D


Regra nº3: Relaciona-te com os melhores. Escolhe as tuas melhores influências.

O cansaço pesa. Não deixa estarmos a 100%. Até o carro precisa de desligar e o computador de reiniciar. Nós também. Descansa, relaxa, medita. Nós como seres energéticos necessitamos de restabelecer as nossas fontes. Sem descanso não há força.


Regra nº4: Trata de ti, descansa e relaxa. Tu mereces.

E o que é que cada um destes pontos afeta? Afeta tudo o que existe em nós e, caso não tenham reparado, isto é um ciclo. O Teu Ciclo.


Regra nº5: Uma das mais importantes para que nada te impeça: A confiança.

Escreve em que é que tens falta de confiança e o porquê.

Pensa em como é que poderias aumentar essa confiança.


Vamos agora fazer um exercício para levarem para casa e praticarem sempre que precisarem.

Para a confiança: fecha os olhos e imagina um círculo de confiança no chão. Dá-lhe uma cor. Este, é o círculo da tua excelência. É aí que és o melhor de ti, onde és fantástico! Dentro desse círculo, que sentimentos sentes dentro dele? Lembra-te que é o teu círculo de confiança e de excelência. Pensa nestas qualidades. Agora, pensa num momento em que foste o melhor de ti! Em que foste fantástico e fabuloso! Sente essas sensações todas. Agora quero que entres nesse círculo dando um passo em frente. Imagina que esse círculo tem um líquido e que te banhas nele. Toma banho nesse círculo! Neste momento, estás focado num momento da tua vida quando eras excelente, maravilhoso, e em que estás a banhar-te nos melhores aspectos e qualidades!


Agora, abre os olhos devagar e sai do círculo. Agora, envia energia para dentro do círculo. Torna-o cada vez mais forte! Pensa agora noutro momento da tua vida quando foste também óptimo, fantástico e brilhante! Aquele momento único! Agarra esse pensamento e fecha os olhos e entra no círculo. Foca-te e banha-te nessas águas e sente como é bom! Sente como és bom! Sente como és maravilhoso! Sente!

Sai do círculo. Abre os olhos. Como te sentes? Faz um OK com os dedos e diz para o colega do lado EXCELENTE!


Com este exercício, criamos uma âncora. A âncora da excelência. Uma âncora de excelentes vibrações. Entrámos na fisiologia do teu corpo. Renovaste sentimentos e emoções acerca do que és. Este círculo é portátil. Leva-o contigo para onde quiseres.

Agora tens o poder de lançar âncoras no círculo da Excelência.


Esta âncora que lançaste, é a âncora que tens no teu barco, e que a deves usar sempre que o teu barco estiver descontrolado. A âncora nos barcos serve para os parar, e quando estiveres em modo de descontrolo, lanças a âncora para retomares o controlo do teu barco.

Com este círculo, podes mudar o futuro. Quem gostaria de mudar o seu futuro?

Imagina o círculo, envia energia para ele, muita muita muita energia. Entra e banha-te; imagina o que farias de diferente no futuro. Com toda essa energia, pergunta à tua mente subconsciente “Que faria eu de diferente no futuro?”. Pensa. Sai do círculo e faz o OK!

Na Pergunta feita, o “Que”, implica a tua mente subconsciente de ter algo com que se questionar. Estar no poder, na excelência, esta parte de ti. A resposta é muito poderosa e o subconsciente torna-se reprogramado.

Ao obteres resposta à pergunta, o que pensas sobre ela? Escreve o que pensas sobre essa resposta.

“O que é que vais fazer de diferente?” Tu vais fazer algo de diferente! O que vai ser?

Faz uma lista de 5 coisas que irás fazer de forma diferente a partir de hoje!

Eu, Acredito em Ti!


Sendo a motivação uma peça que compõe o sucesso, vem aprender a motivar-te.

Clica aqui e vê como.

bottom of page