top of page

Um apelo a uma emigração informada

A emigração tornou-se numa prática recorrente para a população portuguesa. Alguns por vontade própria, outros por falta de opção ou por quererem abraçar uma oportunidade irrecusável. Os dirigentes políticos do país têm sido os primeiros a incentivar os portugueses a emigrar (declarações que já chocaram e geraram muitos comentários e críticas).


O Observatório da Emigração apresentou, em 2015, um relatório estatístico que revela dados importantes, como o facto do número de emigrantes portugueses superar já os dois milhões de pessoas. Só “entre 2010 e 2013, o número de saídas de Portugal cresceu mais de 50%”.


Não queremos fazer deste texto uma análise estatística sobre os valores da emigração mas sim mostrar que este fenómeno veio para ficar e quanto mais bem preparados os portugueses estiverem para o que vão encontrar e quanto mais souberem acerca do processo que têm de enfrentar, mais fácil será a sua experiência.


Na M.A.D.E magazine criámos um espaço no separador “Percursos” onde pretendemos relatar experiências de pessoas que sejam ou já tenham sido emigrantes nos mais diversos países. Queremos transmitir vivências e ajudar os portugueses que se estão a aventurar a lançarem-se por esse mundo fora.


Deixamos aqui um desafio: se corresponderem a este perfil de emigrante ou ex-emigrante colaborem connosco! Contamos com os vossos depoimentos!

Poderão entrar em contacto com a nossa equipa através do formulário disponível em “contacte-nos”. Assim, poderemos dar todos os esclarecimentos aos nossos futuros colaboradores.


Partilhar a nossa experiência torna-nos parte da história.

bottom of page