top of page

Livro / NATURAL


«Nós somos o que comemos»


Consegue viver sem comer? Pois bem, e porque não tirar prazer não só de comer a comida mas também de cozinhar os alimentos?

É essa a ideia que Joana Alves do blog le passe vite quer transmitir no seu livro "natural - O grande livro da Cozinha Vegetariana"


Imaginem os livros de receitas antigos, que tinham uma lista de utencìlios a ter na cozinha ou o que deve ter na dispensa.

É um livro que nos transporta não só às origens, mas aos alimentos mais naturais.

Este livro fala-nos também dos nutrientes que o nosso corpo precisa para ser saudável, porque afinal em relação a um regime alimentar vegetariano ainda existem muitas dúvidas quanto ao fornecimento dos nutrientes necessários.

E os chamados super-alimentos? Ou alimentos que vemos nas prateleiras mas não sabemos o que é?


A nossa saúde fisica e psicológica é influênciada pelo que comemos. Segundo Joana no meio de tanta escolha alimentar que existe á nossa volta os critérios de escolha devem basear-se no que fará a pessoa sentir-se melhor.


No caso, como as escolhas no livro, são vegetarianas , perguntámos se essa opção não se traduziria em carências, mas Joana Alves respondeu-nos que resultaria em carências como em qualquer outro género de alimentação se não houver os devidos cuidados.

Segundo a mesma Portugal não é "natural" prova disso são as ementas diárias dos restaurantes, sempre á base de carne e batatas fritas.


Falámos também sobre as alergias e intolerãncias alimentares que cada vez são mais comuns no nosso dia a dia, e este assunto é visto não só como uma limitação alimentar mas também como uma forma de descobrir novos alimentos, a primeira impede-nos de comer certos alimentos mas a segunda forma de encarar estes problemas, resulta na oportunidade para descobrir novos sabores.


Joana Alves através deste livro espera inspirar as pessoas a voltarem a gostar de estar na cozinha, a arranjarem mais tempo para elas e para as coisas que lhe fazem bem."É tudo uma questão de organização e vontade de mudar", "quem quer encontra um meio, quem não quer uma desculpa"


Por fim perguntá-mos o que tinha mudado com a edição de um livro - "Muita coisa" - respondeu- "sinto mais responsabilidade como autora de um livro, o que durante o processo de o fazer me pesou muito mas que aos poucos se vai tornando mais confortável"


bottom of page