Será que alguém sabe o que é o segredo da paixão?
O segredo da paixão, no meu ver, é o propósito e a maioria das pessoas não sabe o que quer, não sabem o seu BIG 5 – as 5 coisas que querem que lhes aconteça este ano.
Se não tens um plano, o que vai acontecer é apanhares uma faixa, conduzes nessa faixa e ela levar-te-á a um destino qualquer.
Se não sabes os pontos que queres atingir nesse algo, não usas a alavancagem desses pontos para poderes atingir o que pretendes. Clareza é poder, clareza é ser mestre e planos vagos dão resultados vagos. A importância de colocares a tua visão em acção para obteres o que queres, conectares-te com a tua missão, a articulação dos teus objectivos.
Para que isso aconteça, aprende mais! Estuda mais! Lê mais!
Um grande mentor meu disse-me há uns anos: “Nuno, pessoas comuns têm grandes TVs, pessoas de sucesso têm grandes bibliotecas.” A partir desse dia, comecei a ler mais, a comprar livros como se de água se tratasse para eu beber. Muitos ainda não li mas sinto-me mais culto só de olhar para eles.
Quando sabes mais, consegues fazer mais. Quando compreendes mais, consegues atingir mais. Quando sabes mais, consegues ver os cantos fora da competição.
Com isto, passo-te as 4 regras de Ser!
1. Lembra-te de seres sempre humilde. O momento em que pensas ser “master”, é o momento em que perdes conexão com o teu “mestre” interior. Mestres não pensam que são mestres. O momento em que pensas que sabes tudo, é o momento em que sabes nada. Quando te tornas com mais sucesso, é fácil a arrogância aparecer e meter-se debaixo do teu pé e fazer-te escorregar. Quando te tornas no Picasso do que fazes, lembra-te sempre de manteres a mente de aprendiz. Lembra-te sempre como tudo começou: a aprenderes. Foi a aprender que chegaste onde chegaste. Ainda tens muito para atingir, por isso, mantém a mente de aprendiz. Sê criativo e inovador.
2. Adapta-te. A mudança é difícil no inicio, é chata a meio e brutal no final. É como uma nave espacial, usa mais combustível nos primeiros 60 segundos do que quando está à volta da Terra.
Sempre que tiveres uma nova ideia, é um momento de ruptura. Isto porque essa ideia vai romper o teu pensamento, rompe as tuas rotinas porque muda tudo em ti. A mudança é difícil ao início pois estás a mudar as tuas crenças. E as crenças antigas têm de ser mandadas abaixo e melhores crenças têm de ser instaladas. É difícil no inicio porque estás a mudar o teu elo gravitacional do que acreditas e do que és.
A mudança, a adaptação, faz com que a neuroplasticidade do cérebro aumente e estás a dar-lhe força. O que era difícil no início torna-se fácil e muda tudo em ti e, no final, vês o resultado de teres instalado um novo hábito, uma mudança em ti.
3. Gestão de tempo. Os melhores do mundo alavancam e usam as horas que as pessoas comuns mandam fora. Volto a frisar o prime-time, entre as 21h e as 23h. E caso não consigam usá-lo, eu ajudo-vos nas minhas sessões de Insight e PNL.
Desenvolve um grande respeito por cada hora que passa. Ela passa e já não volta. Usa-a sabiamente.
4. A vida é curta. Usa-a sabiamente. Liderar é servir, viver é servir. Eu quero que respires o mesmo ar da Madre Teresa, Picasso, Michael Angelo e do Ronaldo! Quero que sejas um Titã! Quero que faças história! Quero que faças a diferença!
E como é que fazes isso? Enquanto persegues os teus sonhos, dás de volta ao mundo o quanto ajudaste certas pessoas a atingir o que elas procuravam. Crias imenso valor através do teu trabalho e da tua vida, tanto que elevas a vida de outras pessoas!
Como fazer isso?
Muda.
Adapta-te.
Transforma-te.
Sê o melhor!
Eu, acredito em ti!