Estou a começar um negócio. Como devo desenhá-lo? Tenho um negócio e preciso de o tornar mais rentável. E agora? Estas podem ser algumas das perguntas que sobrevoam a cabeça dos nossos leitores. Incentivamos o empreendedorismo mas também o planeamento. Tudo o que é planeado traz menos surpresas (no sentido negativo).
Apresentamos o “Business Model Canvas” (BCM), uma ferramenta estratégica que permite, aos empreendedores e futuros empreendedores, definir todos os componentes do seu negócio. Este modelo, construído por Alex Osterwalder e Yves Pigneur, permite uma construção mais rápida e mais visual do Plano de Negócios.
As componentes deste Modelo são 9 e dividem-se da seguinte forma:
Resposta à pergunta “Como”? Aqui definimos as componentes que são indispensáveis para o sucesso do nosso produto/serviço.
- Parcerias Principais
- Atividades Principais
- Recursos Principais
Resposta à pergunta “O quê”? Temos de avaliar qual é o problema de mercado que estamos a resolver. Qual é o fator que nos diferencia dos concorrentes. O que nos torna únicos.
- Proposta de valor
Resposta à pergunta “Para quem?”. Devemos saber concretamente quem são os nossos clientes para sabermos como chegar a eles. Dirigimo-nos a um grande público ou a um nicho concreto? Não devemos cair no erro de achar que, por criarmos um negócio dirigido ao grande público, vamos ter mais sucesso.
- Relacionamento com Clientes
- Canais (como entregar os serviços)
- Segmentos de Clientes
Resposta à pergunta “Quanto”?
- Estrutura de Custos
- Fontes de Receita
A simplicidade deste plano é realmente de se realçar. O facto de ser um modelo extremamente visual torna-o mais intuitivo e fácil de ler. Permite-nos discutir ideias com os sócios e é até mais fácil, para quem o constrói, para poder “pôr as ideias no lugar” antes de as apresentar. É ainda uma forma de apresentação para investidores (documentos extensos e apresentações com quantidades massivas de slides são “coisa do passado”). O plano pode ser feito num quadro, numa cartolina, com ‘post-its’…como lhe der mais jeito! Ainda está agarrado ao computador? Está à espera do quê? Comece já a desenhar o seu modelo!