O mundo vende um monte de ideias falsas sobre como obter a vida de sonho. A sociedade capacita-nos a acreditar,desde uma idade muito jovem, que aqueles entre nós que têm grandes habilidades e que alcançam resultados impressionantes vêm de um planeta diferente. Insinuam que eles têm uma genética diferente e que os seus talentos são abençoados e que, quem se considera como “normal”, não tem estas capacidades para se poder destacar.
Alguns psicólogos confirmam que a perceção que cada um tem sobre o seu potencial determina quanto do seu potencial realmente permite ver a luz do dia. Se achas que não vales muito, tu não vais fazer muito e sim, o teu conceito de valor é exactamente a tua realidade. Se na tua identidade dizes que és aquele tipo de pessoa que precisa de utilizar as melhores horas do teu dia a ver televisão e falar da vida dos outros, o teu desempenho irá corresponder a isso porque o teu comportamento diário irá sempre refletir-se nas tuas crenças mais profundas.
Steven Spencer, cientista conceituado, escreveu sobre um fenómeno conhecido como "ameaça do estereótipo". Este fenómeno descreve o facto de as pessoas pensarem que são uma parte de um grupo social que não tem sucesso em uma determinada área que acreditam ser real. Assim, o seu comportamento corresponde a essas expectativas. O que isso significa para ti e para mim? Isso significa que se nós viermos de um bairro de “empreendedores mais baixos” e se não tiveres cuidado a gerir o teu pensamento e mesmo a tua identidade podes, mesmo que inconscientemente (pois ainda não sabes que estás a fazer isso), comprar o estereótipo e atuar como um empreendedor inferior. Isto significa que podes entrar na armadilha das desculpas como: "Os meus pais não tinham dinheiro logo não posso ter dinheiro; pessoas como eu não podem alcançar resultados surpreendentes ". Esse tipo de pensamento programado irá criar uma profecia auto-realizável e começarás a dar vida a todos os medos.
Na ciência, há uma informação que considero ainda mais forte que é chamada de "Epic Genetics". É a informação de uma célula que dita no genoma a forma de esta se expressar. É um pouco complexo mas a linha de fundo é que a ciência está a descobrir que fatores ambientais, incluindo o modo de pensar, como te comportas, o que fazes todos os dias, como respondes ao stress, a tua dieta diária, o teu ambiente, mesmo se assistires às notícias, vai realmente influenciar essa parte do teu potencial genético, vai expressar-se ao longo da tua vida. Isso mesmo, mostra que se as pessoas ao teu redor estão deprimidas, tu vais-te sentir deprimido também. Se essas pessoas pensam que não podem, vais pensar que não podes também. Tu tens a escolha para expressar o teu potencial genético pelo resto da tua vida, basta mudares o teu ambiente.
Qual seria o sentido de horas de estudo e seres melhor no que fazes? Qual seria o sentido de mais formação e leitura durante horas intermináveis, do teu auto-desenvolvimento e o que podes trazer para as gerações futuras? Lembra-te que nem sempre é aquele que começa mais rápido que é o mais inteligente ou o que acaba primeiro que é o mais inteligente. Esta é uma mentira da mente! É aquele que tem melhor desempenho na sua formação, na sua educação mental e comportamental, por paixão e por tentativa/erro.
A ciência está a mostrar, através da neuroplasticidade, que o nosso cérebro é como um músculo que pode ser treinado e ficar mais forte. Quanto mais reflexos os neurónios tiverem, mais fortes ficam e mais vão crescer. Lembra-te que tens o cérebro que ganhaste e não o cérebro que mereces. Há uma crença que precisas instalar no teu cérebro: "O meu potencial e talento não são fixos desde o meu nascimento. O meu talento e potencial podem crescer, se eu fizer o trabalho de obter esse crescimento". Isso significa que se acreditares em fazer as coisas certas, estudá-las e nunca duvidar, podes obter os resultados que estás à procura.
Na vida, não é o mais talentoso que ganha mas o mais corajoso, o único disposto a concentrar-se mais, a ter mais prática, a perseverar quando a falha aparece. Aquele que se cerca com outros jogadores do mesmo calibre, que cria o ambiente necessário para ser o melhor. O que eu quero dizer é que a confiança nas tuas habilidades e fé nas tuas capacidades são muito mais valiosas do que este conceito de talento inato. O compromisso é estares em cada momento. Lembra-te que diziam que Einstein era lento. Então lembra-te: não importa como estás agora mas, importa sim, como vais ser.
Eu acredito em ti!