Uma alimentação vegetariana será aconselhável? São várias questões que se colocam. O que esta alimentação precisa será o mesmo que todas as outras: planeamento.
Qualquer tipo de alimentação que a pessoa faça só será saudável se for bem executada. Sabemos que não podemos ingerir só um grupo alimentar da pirâmide dos alimentos. Temos de encontrar um equilíbrio que nos faça bem à saúde e ao bem-estar.
O Departamento de Medicina e Nutrição, da Sociedade Vegetariana Brasileira, lançou um “Guia Alimentar de Dietas Vegetarianas” (e aqui entenda-se dieta como o regime alimentar que a pessoa segue). Este guia afirma que “as dietas vegetarianas são seguras, como qualquer dieta com ou sem carne”.
Sabia que existe uma Sociedade Vegetariana Portuguesa? Esta “tem por missão informar. Consciencializar e promover o vegetarianismo em Portugal como um regime alimentar mais saudável, natural, ecológico, sustentável e ético. Desta forma, a AVP é essencialmente uma associação de cariz educacional que visa a promoção do vegetarianismo e dos assuntos a eles relacionados”. O vegetarianismo é promovido não só por motivos de saúde mas também por interesse dos Animais e do Ambiente.
Pensamos que o vegetarianismo é uma “moda” que começa agora a dar os primeiros passos. O que muitos desconhecem é que este tipo de alimentação já surgiu há 5 milhões de anos, quando os nossos antepassados se alimentavam de frutas, folhas e sementes. O mesmo regime era adotado por civilizações antigas, como os grupos religiosos egípcios, na China e Japão antigos e até na Índia. O vegetarianismo atravessou o Renascimento e o Iluminismo, entre outras correntes e crenças. Ao contrário do que podemos pensar, ser vegetariano não é “uma coisa de agora”.
Existem também diferentes tipos de vegetarianismo: os ovo-lacto-vegetarianos, os lacto-vegetarianos, os ovo-vegetarianos, os vegetarianos, os veganos, os frugívoros, entre outros.
Curioso? Com a M.A.D.E poderá ficar a conhecer mais de perto estes diferentes tipos de regime e a história do vegetarianismo. Estamos a preparar uma recolha de dados muito completa e interessante que começaremos a divulgar muito em breve! Não perca, na sua M.A.D.E magazine.