Ser empreendedor não é só desenhar um projeto, iniciar um negócio e construir uma empresa. Isto seria a ideia convencional do empreendedorismo mas a M.A.D.E vais mais à frente e propõe: vamos ser empreendedores com pequenas ações!
Muito se fala nas boas ações e espírito de partilha na quadra natalícia. É verdade que este espírito deveria existir todo o ano mas vamos aproveitar esta “desculpa” para chamar o espírito empreendedor que existe dentro de nós e, já agora, levamos este espírito para 2016.
Todos os projetos começam da mesma forma: com um sonho! Ora, esta será exatamente a altura ideal para sonhar. Mais do que isso, para acreditar! Tracemos aqui o triângulo ideal desta quadra = Sonhar – Acreditar – Concretizar.
Como ser empreendedor no Natal? É muito fácil! Deixamos algumas dicas:
Faça os seus próprios presentes. Esta atividade tem várias vantagens: mostra o seu apreço a quem está a oferecer porque elaborou o presente pelas suas próprias mãos e pode poupar dinheiro com esta oferta.
Faça os seus postais. Num mundo onde a realidade da emigração está bem presente porque não fazer algo “há moda antiga”? Envie os seus postais para os familiares que estão longe, dê-lhes um miminho.
Partilhe a sua ceia com quem mais precisa. O Natal é conhecido pela comida e…pelas sobras da mesma. Vamos ser sinceros: muita comida acaba por ser desperdiçada porque, ao fim de 2 dias de festa, já ninguém da família tem estômago para mais. Porque não pegar nas sobras e entregar a quem não tem uma refeição? Poderá fazê-lo diretamente a alguém que conheça e que saiba que precisa, entregar a alguém que esteja nas ruas ou até falar com alguma instituição que saiba que o poderá fazer por si. Não se acanhe! Acabe o ano a realizar uma boa ação.
Fácil, não é? Esperamos que a criatividade inunde a sua vida e lhe traga muitas ideias empreendedoras nesta época natalícia.