top of page

A Adaptação é necessária


O novo ano está à porta. Menos de uma semana e estamos numa nova era de 366 dias. Chegou a altura de repensar os padrões de pensamento e de ação.


A adaptação está cada vez mais rápida e é necessária. Já deves ter dado conta que, hoje em dia, tem-se acesso à informação que há 10 ou 20 anos atrás não se tinha. O desenvolvimento da massificação da informação é avassalador e, em segundos, temos acesso ao que se passa nos quatro cantos do mundo, em direto e, muitas vezes, em exclusivo, estejamos num avião, na cama ou no trânsito. O que antes levava anos e meses a desenvolver agora leva horas ou minutos.


A adaptação está a ser rápida e eficaz. Ela deixa para trás quem não a acompanha. Já Charles Darwin, na sua Teoria da Evolução, disse: "Não são os mais fortes que ficam mas sim os que mais facilmente se adaptam". Podemos ver que os mais fortes, aqueles gigantes que denominamos como dinossauros, já se extinguiram mas, os que perduraram até aos dias de hoje e que foram evoluindo foram, estes sim, os mais fortes. Eles adaptaram-se!


O consumo atual é totalmente diferente daquele que era o de antigamente. Pega-se num telemóvel, acede-se à internet onde quer que estejamos e faz-se uma compra e esta é entregue em casa. Uma compra feita nos E.U.A ou no Japão. Está tudo automatizado e a uma velocidade estrondosa!


Provavelmente estás a pensar no que há em ti para repensar, neste momento. Analisa. Olha desde o dia de hoje para o que fizeste no último ano, nos últimos 2 anos, nos últimos 5 anos. De certeza que existe um padrão e esse padrão, provavelmente, tem de ser mudado. Podes até pensar que mudar é difícil mas deixa-me dizer-te que não é. Tu já foste criança e, desde aí, mudaste. Pequenas mudanças feitas diariamente constroem caráter.


Dou-te 5 dicas que normalmente uso nas minhas sessões de PNL e de Insight, sobre como começares a (re)pensar nos teus padrões e comportamentos e o que podes alavancar na tua vida:


[if !supportLists]1. [endif]Faz uma lista de 10 comportamentos que queres mudar;


[if !supportLists]2. [endif]Escreve o porquê de quereres mudar cada um;


[if !supportLists]3. [endif]O que estás disposto(a) a fazer para mudar cada comportamento;


[if !supportLists]4. [endif]O que é que essa mudança vai trazer de bom a cada comportamento mudado;


[if !supportLists]5. [endif] O que vai acontecer ao tomares a decisão de mudar?


Não tenhas medo da mudança. Ela faz parte de ti, de nós, de forma natural.


Se tens medo da mudança, quero ver como te adaptas à extinção.

bottom of page