top of page

Sabe interpretar os comportamentos do seu gato?


Os gatos são independentes, são cínicos, são…tanta coisa! Mas será que conhecemos realmente o significado dos atos dos nossos companheiros felinos?

Há semelhança do que fizemos anteriormente em relação aos cães, aqui ficam algumas dicas para compreender melhor os gatos.


Porque é que os gatos ronronam?

Os gatos ronronam em dois momentos: se estiverem num momento de grande satisfação ou em momentos de dor. Felizmente, o que se regista com mais frequência é o primeiro momento, que é fácil de identificar. Quando os gatos ronronam, roçando-se de um lado para o outro, estão a convidar-nos para brincar.


Porque é que os gatos gostam de dar torrinhas?

É a forma deles deixarem o seu odor em nós, que nós não conseguimos sentir mas é percetível para outros animais. É a forma deles dizerem que “somos deles”. De uma forma querida, à sua maneira.


Porque é que os gatos “caçam"?

Quantas vezes estamos distraídos e o nosso gato nos vem “caçar” as pernas quando nos movimentamos? Normalmente pensamos que é a forma de se meterem connosco para obter atenção mas há razões mais profundas: o gato, que hoje conhecemos como animal de companhia, descende de uma espécie de gatos selvagens que caçava para sobreviver. As mães ensinavam as suas crias a caçar. É como se fosse uma aprendizagem que lhes está incutida. Não nos querem caçar para comer mas é a sua maneira de interagirem tendo em conta a sua natureza. No caso de gatos com crias, eles passam este ensinamento de caçador para os seus descendentes. Quando não existe linhagem, é como se os gatos estivessem a transmitir um ensinamento aos seus donos, que o acolheram.


Porque é que os gatos dormem em bolinha?

Para conservarem o calor no corpo e, assim, manterem-se quentes durante a sesta (são ou não são espertos?).

Comments


bottom of page