top of page

Responsabilidade Social das empresas - uma moda do século XXI


Quantas vezes já viu ações de apoio social patrocinadas por empresas? E anúncios que promovem a responsabilidade social?


Este conceito já data de 1953, de uma publicação de Howard Bowen, “Social Responsibilities of the Businessman”. Quando falamos em empresas esperamos falar de desenvolvimento da economia, produção e crescimento. Se uma empresa tem um papel tão importante na economia de um país é também responsável pelo seu desenvolvimento social. Correto? A Responsabilidade social diz-nos que sim.


As empresas são socialmente sustentáveis quando promovem o bem-estar da sociedade que a rodeia. Esta responsabilidade não pode ser imposta, sendo voluntária. Será muito importante referir que esta não se direciona só a praticar ações que promovam a melhoria da sociedade. Pode ser aplicada internamente, para melhorar as condições dos trabalhadores ou quem estiver diretamente relacionada com a empresa.


Atualmente, as medidas de Responsabilidade social já se registam de diversas formas. Podem ser vistas em ações de cariz social e até mesmo em ações ligadas à sustentabilidade ecológica ou ambiental (por exemplo, no caso das indústrias, criando medidas para tornar a produção menos poluente).


A Responsabilidade Social acaba por servir em dois sentidos: em primeiro lugar, atua diretamente na sociedade e, em segundo lugar, tem um impacto positivo no marketing das empresas que, com estas ações, são bem-vistas aos olhos dos consumidores.

Comments


bottom of page