top of page

Crónica de uma mudança anunciada


Balanço da semana 1


Olá! Aqui vem a futura maratonista para mais um relato. Sim, leram bem: “futura maratonista”. Sim, também sei que são só 10 quilómetros mas o truque está exatamente em mentalizarmo-nos que já somos aquilo que queremos ser. “Eu vou ser física e mentalmente capaz de correr, sem parar, durante 10 quilómetros”. Ao mentalizar-me disto, estou a ajudar-me a ser capaz de o conseguir.




Rotina

Estou habituada a horários rotativos, incluindo noites inteiras de trabalho. E, quem me conhece, sabe que trabalhar o dobro do tempo que a lei portuguesa estipula não é nada fora do comum para mim. Muitos irão dizer: “Ah, eu fico no meu escritório mais duas horas que o meu horário estipulado”. Pronto, então eu digo que já trabalhei 80 horas semanais (sim, não me enganei, escrevi 80!), durante meses seguidos. Felizmente deixei de o fazer mas ainda hoje me pesam estas horinhas todas em cima.


Este é outro dos objetivos para 2016: ter tempo para mim, para me dedicar ao que preciso e quero, a quem amo e a novos desafios que me façam atingir o bem-estar (nunca se esqueçam que esta é a palavra de ordem!). A minha rotina mudou. Já não trabalho dia e noite, já não me esqueço que o dia tem um princípio, meio e fim e que devo planear os meus dias e não, não o vou fazer só em conformidade com o trabalho, como muitas vezes fiz (ai que vergonha!).


Alimentação

A descoberta de uma alimentação diferente tem sido outro ponto de viragem fundamental. Aqui, confesso que existe um fator importante para que a coisa resulte: é indispensável que os nossos companheiros/as e família (que faça as refeições connosco), não meta reticências em experimentar confecionar e comer alimentos e receitas diferentes. Refiro isto porque este é apontado como um dos principais entraves para as pessoas mudarem a sua dieta alimentar: os seus companheiros mostram-se “contra” comer outras opções alimentares fora daquela que se habituaram, desde sempre, a comer. A estes senhores (e até mesmo senhoras), eu respondo: meus queridos, quando nasceram também só bebiam leite portanto pensem bem antes de dizerem que comem “assim” desde que nasceram e, por isso, vão continuar a comer “assim” até morrer senão os vossos companheiros ainda vos oferecem um biberão de leite porque foi isso que vocês digeriram desde que nasceram e não uma feijoada mega calórica (façam, pelo menos, uma versão light da coisa!).


Treino

Em relação ao treino, esta semana vi a situação complicar-se com uma crise de rinite alérgica ou algo parecido ainda por diagnosticar, que é algo entre uma valente gripe e um ataque após contacto com algo que cause uma alergia simpática, daquelas que nos incham a cara de forma também ela simpática. Mas, como eu disse na crónica anterior, não vou ser detida! Tinha de começar de alguma forma e então comecei pelas caminhadas rápidas, bem agasalhada e com uma pilha de lenços na bolsinha de corrida. Aproveitei para treinar a respiração e tentar aliviar a tal crise alérgica. Vou-me pôr boa e para a semana já temos mais ação no “campo de batalha”.


Tenho dicas valiosas sobre como começar a treinar e ir progredindo mas, quanto a isso, falarei na próxima semana para não me alongar muito mais.


Fico grata por me acompanharem. Mais desabafos nos aguardam na próxima semana! Até lá!

Comments


bottom of page