Acabar com a venda de animais em sites de vendas é o objetivo da Petição lançada pel’O Movimento Movido a 4 patas e o grupo Garra.
As organizações em questão alegam querer acabar com “os anúncios escandalosos de venda de animais sem qualquer cuidado, ou trocas destes por objetos”, onde os animais são tratados como “mercadoria”. Exemplo deste tratamento é um dos artigos que a M.A.D.E encontrou num destes sites, o qual vende “lote” de animais domésticos. Não vamos identificar o anúncio para não meter em causa a privacidade do anunciante.
Uma das principais acusações feitas pelos autores da petição é o facto de uma parte significativa dos animais vendidos neste tipo de site de compra e venda de artigos não serem provenientes de criadores de referência. Falam de pessoas que não oferecem aos seus "protegidos" as condições necessárias ao seu bem-estar. Podem ainda ver-se anúncios com a referência de “animal para troca”, apesar de não se conseguir perceber qual será a finalidade da troca ou pelo que é que o animal será trocado, estando explícito em alguns anúncio que é “negociável”.
Na realidade, estes sites não conseguem verificar as condições em que os animais vivem. Por outro lado, também não é possível confirmar quem são os compradores/adotantes dos animais presentes nos anúncios. Encontramos cães, gatos, galinhas, periquitos… um grande número de opções para todas as carteiras e todos os gostos.
Para os leitores que quiserem consultar, deixamos aqui o link de acesso à Petição.
Comments