top of page

Cão do Barrocal Algarvio – a 11ª raça portuguesa


De cabeça bem levantada, olhos em forma de amêndoa e cauda comprida, o cão do Barrocal Algarvio é a 11ª raça de cães portugueses. Falta apenas um carimbo da Direção Geral de Alimentação e Veterinária para que o esforço feito até agora chegue à oficialização da raça.


A origem deste cão é desconhecida, podendo ser descendente do galgo egípcio, como relatam histórias passadas de boca em boca. Esta raça, em específico, surgiu no barrocal algarvio que já esteve praticamente extinto e foi salvo pela fundação da “Associação de Criadores do Cão do Barrocal Algarvio”.


É um cão completamente adaptado a esta sub-região algarvia, muito ágil e rápido, estando habituado a participar na caça. Esta raça tem cerca de 1500 cães e o esforço para chegar à oficialização como raça canina portuguesa tem vindo dos criadores e associados que previnem a sua extinção. Os mesmos criadores que têm protegido a raça e dado vários cães do Barrocal Algarvio, por si criados, para darem a conhecer e expandirem a raça.


A Associação de Criadores do Cão do Barrocal Algarvio está de parabéns por mostrarem que é possível salvar uma raça quase extinta e conseguir o reconhecimento da mesma. Quanto aos patudos, também estão de parabéns por estarem a mostrar a sua fibra de sobreviventes.

Comments


bottom of page