top of page

Como apresentar o Curriculum Vitae?


Esta é uma dúvida que persiste. Atualmente existe o Europass que criou uma forma padrão de apresentação de CV na Europa. Esta tem sido uma opção bastante procurada pelos europeus mas coloca-se a questão: como é que me distingo se o meu curriculum vitae é igual a tantos outros? Em determinadas áreas, como Marketing ou Design, vemos os candidatos a usar modelos próprios, de forma a mostrarem aos empregadores algumas das suas habilidades nas suas áreas de formação.


Se existe um modelo correto de CV? Se existe um infalível? A resposta parece ser não. No entanto, há sempre pormenores a ter em conta.


Dados pessoais. Normalmente os empregadores olham para o nome, a idade e morada. Em relação à morada, atenção para não se estar a candidatar a uma vaga em Lisboa vivendo em Coimbra. O que acontece costuma acontecer é colocarmos a nossa morada fiscal no curriculum vitae mas nem sempre residimos neste endereço, talvez nem na mesma cidade. Alguns candidatos colocam só a localidade onde residem. Dispense pormenores como género (é suposto perceber-se pela foto e nome se é homem ou mulher). Orientação sexual, religião ou filiação política são também pormenores de pouca relevância.


Fotografia. É comum encontrarmos anúncios a pedir foto. Um curriculum vitae sem fotografia pode transmitir ideia de não nos querermos mostrar. Devemos ter ainda em atenção não colocar uma foto demasiado descontraída: em festas, saídas à noite ou na praia de fato de banho não são assim tão raras mas não criam a melhor imagem.


E-mail. A “Society for Human Resource Management” realizou um estudo que refere que 76% dos CVs com correios eletrónicos pouco personalizados são excluídos pelos recrutadores.


Não mentir. Podemos “acrescentar umas coisinhas” ao nosso curriculum vitae e isso até pode fazer com que seja mais fácil chamarem-nos para entrevista. No entanto, é difícil manter as mentiras e estas podem levar a um mau início de relação laboral ou podem mesmo impedir que esta relação comece.


Soft Skills. Estas distinguem-nos dos outros candidatos. A forma como as expomos também é fundamental. Devemos usar palavras como “consegui alcançar”, “resolvi”, “influenciei” e, na conjuntura económica atual não nos devemos esquecer de “abaixo do orçamento” ou “negociei”.

Comments


bottom of page