top of page

Filme / O CASO SPOTLIGHT

ESTREIA a 28 de Janeiro de 2016


Avaliação Critica: XXX


Protagonizado por Michael Keaton, Mark Ruffalo, Rachel McAdams, Liev Schreiber, Brian D ́Arcy James e Stanley Tucci, O CASO SPOTLIGHT conta a fascinante e verídica história da investigação realizada pelo Jornal Boston Globe, e premiada com o Prémio Pulitzer, que viria a abalar a cidade e causar uma crise numa das instituições mais antigas e credíveis do mundo.


Quando a tenaz equipa de repórteres denominada Spotlight investiga as alegações de abuso no seio da Igreja Católica, acaba por descobrir décadas de encobrimento aos mais altos níveis das instituições de Boston – religiosas, legais e mesmo do governo, desencadeando uma onda de revelações por todo o mundo.


O Caso Spotlight, é o 5º filme do realizador e actor Tom McCarthy. Relata a história real de 4 jornalistas do Boston Globe que iniciaram, em 2001 um trabalho sério de investigação donde resultou a denúncia do escândalo de abusos sexuais de menores que implicou dezenas de padres pedófilos da igreja católica americana.


O tema, a pedofilia, envolvendo a Igreja é muito actual e revoltante, sendo de esperar que o filme cause grande interesse e ruído, quer por parte da crítica, quer por parte do público, nomeadamente se este apresentar cenas de grande carga dramática com relatos realistas por parte das vítimas.

Mas McCarthy está mais interessado em demonstrar qual o papel dos jornalistas na sociedade e sobretudo a forma como a equipa de investigação se envolveu nesta missão. É realmente uma história contada através dos olhos dos jornalistas onde é dada pouca relevância às vítimas de abusos sexuais. O realizador evita todo o tipo de sensacionalismo porque o que lhe interessa é a realidade: a pedofilia no seio da Igreja, “fenómeno psiquiátrico” que, segundo consta, envolve 6% dos padres de todo o mundo.


É um filme equilibrado que conta com um elenco bem escolhido dirigido de forma competente pelo realizador. Falta-lhe, contudo, o efeito surpresa. Diríamos que é um filme morno. Passamos o tempo entre salas de arquivos, telefonemas, reuniões de equipa, reuniões com advogados e encontros com as vítimas, mas nada de emoções fortes, nada da vida íntima de cada um.

A McCarthy, tal como à equipa da Spotlight só interessa cumprir uma missão: denunciar o escândalo de abusos sexuais de menores no seio da Igreja.

Este é um filme politicamente correcto ao gosto da Academia. Não admira que esteja nomeado

para 6 Óscares.


Diana Lima escreve de acordo com as regras pré acordo ortográfico.

Título original: Spotlight

Realizador: Tom McCarthy

Elenco: Michael Keaton, Rachel McAdams, Liev Schreiber, Mark Ruffalo, Brian D ́Arcy James e Stanley Tucci

Género: Drama

Outros dados: EUA, 2015, Cores, 129 min.

Comments


bottom of page