Aqui está um guia sobre como interpretar alguns dos comportamentos mais típicos do seu amigo de quatro patas.
Porque é que os cães colocam a cabeça de lado quando falamos com eles?
Temos tendência em acreditar que os cães fazem isto para ficar com um ar mais fofo, até porque, normalmente, eles têm este comportamento quando ralhamos com eles. Na realidade, o que o nosso animal está a fazer é, nada mais nada menos, do que inclinar a cabeça para visualizarem melhor o nosso rosto. Com isto, conseguem fazer uma melhor leitura do nosso estado emocional.
Quando os cães urinam pela casa, isto será para marcar território?
Sim e não. É verdade que assimilamos que os nossos animais de estimação costumam fazer as suas necessidades pela casa quando querem marcar território. No entanto, esta ação pode ter outro significado: eles também o fazem quando estão chateados com os seus donos. Muitas vezes, fazem-no em cima de objetos nossos. Este é um comportamento mais comum em cachorros, da mesma forma que também podem mostrar o seu descontentamento desfazendo objetos.
Como interpretar os latidos?
Existem vários tipos de latido nos cães. Quando estes se registam em intervalos de cerca de 15 segundos, isto significa que estão a pedir ajuda para satisfazer as suas necessidades básicas, como: passear, comer ou beber água.
No caso de latidos com um intervalo de cerca de 3 segundos, este é um sinal de que existe uma ameaça e que ele está pronto a defender algo que considera seu: o seu dono, o seu território ou a sua comida.
Porque é que os cães dão voltas em torno de si mesmos antes de dormir?
Este hábito de dar umas voltinhas de 360º está relacionado com um comportamento dos seus antepassados em estado selvagem. Este ato servia para afagar a relva ou a terra onde se deitavam. Muitas vezes, este comportamento vem acompanhado de umas arranhadelas no sítio onde se vão deitar para alisar o local do descanso.