Pensa-se que o yoga pré-natal começou a difundir-se principalmente no final da década de 70 com Janet Balaskas, pioneira do parto activo que inspirou e continua a inspirar pais, professores de yoga, doulas, parteiras e obstetras em todo o mundo. No entanto, existem referências nos textos antigos sobre o comportamento e práticas de yoga e meditação durante a gravidez.
Janet tinha o sonho de criar um oasis para grávidas e para novos pais e bebés. Esta professora acreditava que o início da vida era bastante importante e que se todo este período fosse honrado poderia influenciar o ritmo do mundo.
Este sonho fora concretizado nos anos 80 e o oasis começa a ganhar forma com aulas de yoga pré e pós-natal, hipno-nascimento, curso de preparação para um parto consciente e ativo, entre outros workshops relacionados com esta fase da vida.
Hoje em dia, o yoga pré-natal existe em todos os continentes auxiliando novas mães através de posturas, exercícios de respiração, visualizações e mantras a encontrarem relaxamento e confiança durante toda a gravidez e fase do parto.
Estar grávida é uma fase única e muito importante na vida de uma mulher e do seu bebé. É um período de grande auto-conhecimento e profunda transformação a nível físico, emocional, psicológico e espiritual. É inclusive nesta fase que os primeiros laços entre mãe e bebé são criados. Neste sentido, o Yoga ajuda a futura mãe a criar, para ela mesma e o seu bebé, um ambiente positivo e a ultrapassar possíveis barreiras e medos de forma a preparar-se para trazer ao mundo o bebé de um modo mais consciente, confiante e positivo.
Por experiência própria o Yoga, o acompanhamento de uma doula e hipno-parto constituíram alicerces inquebráveis durante esta maravilhosa etapa da minha vida.
Quando descobri que estava grávida encontrava-me no meu ashram na Índia a frequentar um curso de Yoga. Como estava sem o meu companheiro, amigos íntimos ou familiares por perto, acabei por ligar-me mais à minha professora ouvindo a sua experiência como mãe e professora, praticando e lendo o seu livro de yoga durante a gravidez. Foi uma fase de grande descoberta, de criar raízes, de superar medos e de autoentrega. De facto, confiar no Universo foi sem dúvida o alicerce mais importante! Naquela altura, nem o meu companheiro nem eu tínhamos um sítio para viver e muito menos um trabalho que nos garantisse estabilidade económica.
De volta a Portugal encontrei a minha doula, Rita Prudente, que me ofereceu imensa informação sobre cada fase da gravidez e apoio em todas as minhas escolhas e decisões. O seu acompanhamento foi igualmente fundamental para o meu companheiro, que se manteve sempre informado e incluído neste processo.
Por confiarmos sempre no Universo, encontrámos rapidamente trabalho e uma casinha pacata com uma renda razoável. A casa estava completamente vazia, mas em apenas 2 dias estava completamente mobilada com a ajuda de amigos e conhecidos. Tudo isto a um custo zero! Maravilhosa a arte do saber dar e receber! Comecei também a dar aulas de Yoga pela primeira vez em Lisboa e estas mantiveram-se até ao final da gravidez. Efetivamente, foi uma fase maravilhosa onde pude abraçar cada mudança física, mental e emocional.
Praticando yoga diariamente jamais tive retenções de líquidos ou varizes. Entoando mantras, desde cedo, acredito ter criado vibrações positivas que hoje se manifestam na calma e maneira de ser/estar da minha filha. Os exercícios de respiração (pranayama) foram também bastante importantes. Ajudaram-me a encontrar paz de espírito durante a gravidez e contribuíram para um melhor trabalho de parto. Por último, a prática de hipno-parto teve também o seu papel e garantiu uma melhor preparação e confiança no meu corpo e mente.
O corpo da mulher está completamente preparado para parir!
Aqui seguem alguns benefícios que o yoga pode trazer e que pude constatar durante a gravidez:
- Melhora a condição física através do aumento da flexibilidade, força e resistência; - Ensina a mulher a relaxar a nível físico, psicológico e emocional durante toda a gravidez; - Aumenta o nível de oxigénio e prana para a mãe e seu bebé; - Melhora a circulação sanguínea e equilibra a pressão arterial e condição cardíaca; - Melhora o sistema imunitário e ajuda na prevenção de retenção de líquidos, cãibras e varizes; - Melhora a concentração e confiança da mãe encorajando-a a apreciar cada fase da gravidez;
- Partilha de experiências com outras mulheres grávidas.