top of page

Vamos pôr o Sequeira no lugar certo

“Escolha os seus Pixels e participe na compra desta obra de arte fundamental”. Esta é a mensagem que podemos encontrar no site onde qualquer pessoa pode patrocinar uma parte, grande ou pequena, da obra “A Adoração dos Magos” de Domingos António Sequeira, comprando 'pixels' da mesma. A ideia é que cada pessoa seja mecenas e possa contribuir para que esta pintura faça parte da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa.


Paula Brito Medori, do Gabinete de Comunicação do MNAA, esclareceu-nos a importância de ter “A Adoração dos Magos” como parte integrante da coleção do Museu. "Domingos Sequeira é o artista mais representado na coleção do MNAA: 45 pinturas (23 são esboços mais ou menos acabados) e 760 desenhos, mais de metade dos que lhe são hoje atribuídos."


“O Museu Nacional de Arte Antiga possui há muito os notáveis cartões preparatórios destas obras, além de numerosos estudos parciais, que ilustram as demoradas e complexas investigações do artista. Mas não fazem parte da sua coleção nenhuma das quatro pinturas que deles resultaram, as últimas obras da vida de Domingos António de Sequeira. “A Adoração dos Magos”, parte deste conjunto de extraordinárias pinturas finais, é uma obra de transição, com traços já do Romantismo, o que a torna um exemplo perfeito para fechar a coleção de pintura portuguesa do MNAA. Inserir esta pintura na coleção do MNAA é torná-la acessível a todos os portugueses, pois o museu a todos pertence. Mas esta campanha é mais do que isso: é um exemplo de cidadania e uma oportunidade de fazermos história, pois trata-se da primeira vez que uma pintura é adquirida por angariação de fundos para um museu nacional, algo que ocorre com frequência e há mais de 100 anos, em vários países, como Inglaterra, França, EUA…”, explicou-nos Paula Brito Medori.


Em relação às outras três obras deste conjunto, as mesmas encontram-se na posse de outros proprietários mas nenhuma se encontra disponível para venda. No entanto, se um dia estiverem disponíveis no mercado, o Museu Nacional de Arte Antiga pretende adquiri-las.


Todos os que quiserem apoiar esta ação podem efetuar a compra dos ‘pixels’ da “Adoração dos Magos”, por um valor mínimo de 1,5€. A solicitação está a decorrer desde 27 de outubro de 2015 e tem como data final, para angariação de fundos (600 mil euros), o dia 30 de abril de 2016.


A Obra “A Adoração dos Magos” data de 1828, sendo óleo sobre tela (100x140 cm) e pertence, por enquanto, a uma obra particular.


O Autor da Obra - Domingos António Sequeira

Autorretrato c. 1785 18,5 x 15,5 cm MNAA, Inv 2258 Des *Domingos António de Sequeira (Lisboa, 1768 - Roma, 1837) consegue, graças à precoce revelação do seu talento, proteção aristocrática e uma bolsa para aperfeiçoar a sua arte em Roma. Privou com os melhores mestres, obtendo prémios académicos. Com duas estadias em Paris, onde é distinguido no Salon de 1824, regressa a Roma, reencontrando o reconhecimento dos seus pares do meio artístico. Aí se dedica à notável série de quatro pinturas religiosas que constituem o zénite da sua carreira e que exprimem a liberdade do seu génio criativo: um extraordinário testamento artístico no qual sobressai “A Adoração dos Magos”.


*Informação disponível no site do MNAA.

bottom of page