top of page

Correr Lisboa – Acabaram-se as desculpas para não treinar!

Sem ter de pagar e em boa companhia. Está à espera do quê para sair do sofá e começar a correr? Esta iniciativa surge em 2013, quando Bruno Claro criou uma aplicação para participar num concurso. O objetivo seria fazer com que as pessoas tivessem uma plataforma para se juntarem e pudessem começar a treinar juntas.


Bruno e Sandra Claro decidiram dar utilidade ao trabalho desenvolvido até ao momento e assim surgiu a ideia de incentivar as pessoas a correrem juntas. Seria algo deste género: “Olá, eu sou o Joaquim e vou treinar às 18 horas em tal sítio. Quem se junta a mim?”. Quem estivesse interessado iria juntar-se ao Joaquim. No entanto, as pessoas mostraram-se reticentes em ir correr com desconhecidos ou até mesmo com vergonha e começaram a pedir que fossem os criadores da ideia, o casal Claro, a criar um treino onde as pessoas pudessem participar.


A 16 de Julho de 2013 surge o primeiro treino Correr Lisboa onde, para grande surpresa dos organizadores, surgem cerca de 70 pessoas. “A partir daí foi sempre a correr”, diz-nos Sandra Claro. “Atualmente já estão envolvidas cerca de 1000 pessoas”.


Atualmente existem treinos às segundas (às 21 horas) e quartas-feiras (às 20:30), na Pista professor Moniz Pereira; às terças na Cidade Universitária (às 19:15), às quartas - feiras (às 19:30) em Odivelas - Pavilhão Multiusos e às quintas-feiras (19:30), no Parque das Nações, sendo este último treino só para mulheres. Aos sábados há ainda um treino longo para quem se está a preparar para competir em corridas mais longas.


Como se processam os treinos? “Existe uma equipa de pessoas que se voluntaria para ser guias. Cada guia vai a uma velocidade diferente e cada pessoa segue a guia que se adequa mais a si, para não ficar ninguém para trás. A ideia é tentar evoluir e passar para o grupo à frente”, esclarece-nos Sandra Claro.


E como começar, Sandra? “É importante ir progredindo. Não tentarmos logo acompanhar o amigo que já corre há imenso tempo. Comprar calçado adequado à passada (que podemos encontrar em lojas de Desporto), usar calças/calções de licra, para a pele respirar e ter cuidados com a alimentação. Nós vamos dando algumas dicas, por exemplo, o que comer para ter energia antes dos treinos. No caso das senhoras, é importante o soutien desportivo. Usar um soutien inadequado cria problemas no peito e na postura”.


Sandra Claro diz-nos que já viu muita gente a sair do sofá para começar a correr mas não vê muita gente a parar de correr para voltar para o sofá. Começa a ser um hábito e a ideia é motivar cada vez mais as pessoas a correrem. Toda a divulgação é feita através do site, facebook ou instagram. Conheça as iniciativas e junte-se a esta comunidade.


Todos os elementos do Correr Lisboa têm o nome de Vicente. O símbolo da marca é o corvo, animal que terá mostrado o caminho a São Vicente quando este estava à deriva, para chegar a bom porto. Assim, se em alguma corrida reparar que existem muitos Vicentes, aí está o Correr Lisboa a incentivar os seus elementos em mais uma prova.

bottom of page