Conhece o crudivorismo? Trata-se de um tipo de alimentação que consiste em alimentos crus e de origem agrícola. Mas será só isto? Estivemos à conversa com Márcia Almeida, crudívora e especialista da área.
Segundo Márcia, “Uma alimentação, seja ela qual for, tem sempre uma filosofia por trás”. Nas suas consultas de Naturopatia, que duram cerca de 1 hora, 40 minutos são usados para fazer os tratamentos e o tempo restante é para falar de alimentação. “O ser humano tem de ser visto como um todo. Tudo o que fazemos, o que nos acontece, influencia-nos. Nós, ocidentais não conseguimos ser emocionalmente estáveis como o são os orientais. Os acontecimentos influenciam-nos e nós nos damos conta. Depois, quando ficamos doentes é que nos apercebemos como esses acontecimentos mexeram connosco e nos influenciaram para ficarmos assim”.
Márcia Almeida acredita que a alimentação é curativa. Toda a alimentação pode ter esta função. “É difícil mudar de alimentação porque a comida dá conforto. Traz recordações. Os momentos de convívio, os casamentos, os batizados…todos esses acontecimentos estão ligados à volta da mesa (…) para mudarmos de estilo alimentar é preciso termos consciência que realmente é isso que queremos”. Existem alimentos que nos podem fazer bem e substituir aqueles que estamos habituados a usar.
Cada organismo funciona de determinada maneira. No entanto, Márcia afirma que, por norma, uma alimentação deve ser cerca de 60% crudívora e pode depois ser complementada por outras opções, como a vegan.
“Nós sabemos que comemos muita coisa que faz mal mas continuamos a comer porque é socialmente aceite. É como o tabaco: Sabemos que nos faz mal? Sabemos. E sabemos que faz mal aos nossos filhos? Sabemos. E continuamos a fumar? Sim porque, para além de ser um vício, é socialmente aceite.”
Para se mudar de regime alimentar é necessário ter consciência de que é realmente isso que se quer. No caso de quem quiser ser crudívoro, seguindo o conselho da naturopata Márcia Almeida, deve começar por pratos com texturas semelhante aos que está habituado. Poderá também começar por beber o “sumo verde” conhecido por “sumo da luz do sol”. Este sumo tem como ingredientes base o pepino, a maçã e “algo verde”, por exemplo couves ou espinafres. “Tem de ser saboroso e, de preferência, devemos ter bons pensamentos quando o fazemos para começar bem o dia”. Este sumo ajuda no funcionamento dos intestinos, ajuda a pessoa a sentir-se menos inchada e ajuda a limpar o organismo, o que provoca uma inicial perca de peso.
Nos workshops que dá, Márcia diz aos participantes para experimentarem um pouco de tudo. Depois vai ensinando-lhes a fazer refeições completas e saborosas com alimentos crus. O que é essencial? O sabor! O tempero, as especiarias são componentes fundamentais para que a refeição seja apreciada.
Para aprender a cozinhar alimentos crus consulte as receitas crudívoras que Márcia Almeida apresenta no seu blog “Leite da Terra”.