ESTREIA a 18 fevereiro de 2016
Avaliação Crítica: XXXXX
Blue Steel. Le Tigre. Magnum… olhares tão poderosos que conseguem parar uma estrela ninja no ar e travar planos diabólicos e engenhosos para dominar o mundo. Existe um, e apenas um, modelo masculino capaz de conciliar tanta beleza e poder com apenas um beicinho… Derek Zoolander.
A última vez que vimos os modelos Derek (Ben Stiller) e Hansel (Owen Wilson), estavam a divertir-se nas maravilhas do “Centro Derek Zoolander Para Crianças Que Não Sabem Ler Bem E Querem Aprender A Fazer Outras Coisas Bem Também” e Mugatu (Will Ferrell) estava atrás das grades. Uma imprevisível catástrofe atinge o Centro e o duo foi forçado ao isolamento, vivendo fora dos radares.
Quinze desafiantes anos de vida depois vamos encontrar Derek e Hansel desolados, a viverem vidas separadas e afastadas do resto do mundo. Quando cada um recebe um convite especial para participar num grande evento de moda, na antiga e misteriosa cidade de Roma, são incapazes de recusar o fascínio de voltar às suas glórias passadas e regressar à civilização. Depois de chegarem, Derek e Hansel conhecem os bizarros e excêntricos designers que estão por detrás deste novo império da moda. Rapidamente percebem que o mundo da moda que ambos conheciam mudou drasticamente, colocando-os literalmente de volta aos holofotes da fama. Enquanto lutam para se tornarem relevantes neste estranho novo mundo de blogs, vlogs e moda anti-moda, são recrutados para ajudar a parar uma planeada e mortal conspiração que, se não for travada, irá destruir para sempre a esperança do regresso da moda ao seu venerado e glorioso estado. Apenas Derek e Hansel têm o poder para SALVAR A MODA.
Zoolander 2 tem mais participações especiais de celebridades do que gargalhadas e o seu punhado de gags memoráveis sobrepõe-se às poucas ideias discerníveis no seu guião de fraca qualidade.
Este filme é um circo com muitas palhaçadas à mistura, que, sim, nos arranca algumas gargalhadas, mas que no final não passa de um circo bizarro e sem sentido, uma cacofonia de cameos e gags aleatórios atirados ao espectador num maremoto promocional da haute couture.
O principal problema do filme é que não é fundamentado o suficiente para ter piada. É só um amontoado de piadas de mau gosto e o máximo de celebridades que Stiller conseguiu arranjar, nas situações mais ridículas e constrangedoras.
Stiller devia ter ficado pelo primeiro filme e teria escapado à vergonha de ter escrito, realizado e protagonizado um filme de tão fraca qualidade que se torna ridículo. É pena que actores como Kiefer Sutherland, John Malkovich, Susan Sarandon, entre outros, e músicos como Sting e Lenny Kravitz tenham participado num filme que tem tanto de inconsequente como de espalhafatoso.
Quem for ver o filme quer pelo primeiro Zoolander, quer pelo elenco, vai sentir-se deveras enganado.
Diana Lima escreve segundo as regras pré acordo ortográfico.
Título original: Zoolander 2
Realizador: Ben Stiller
Elenco: Ben Stiller, Owen Wilson, Will Ferrell, Penélope Cruz e Kristen Wiig
Género: Comédia
Outros dados: EUA, 2016, Cores, 102 min.