top of page

Calçado de Consumo Ético. Conheça a nae

A nae é a marca pioneira de calçado vegan, em Portugal. O seu nome, em acrónimo, já nos diz o seu princípio-chave “no animal exploitation” (sem exploração animal). Esta marca surge em 2008, fruto da vontade do casal Paula e Alejandro Pérez de terem um negócio próprio. Paula era já uma apaixonada por calçado e pensaram em apostar nesta área mas pretendiam excluir o couro das suas criações.


Portugal foi o país escolhido porque, como nos explicou Alejandro Pérez, “é um país produtor de calçado de excelência”. Todo o calçado da marca é produzido em Portugal. Os componentes dos sapatos são também, em grande parte, portugueses ou então italianos. Cinco fábricas portuguesas, quatro na região norte e uma na região centro, são as responsáveis pela produção.


“Todos os modelos da nae são fabricados a partir de materiais como a cortiça, microfibras biodegradáveis, pneu reciclado, algodão e linho orgânico, e fibra de coco ou borracha 100% natural, esta última utilizada para fazer as solas dos sapatos oferecendo estabilidade e conforto a quem os calça.” Este ano, a marca encontra-se também a lançar uma gama de calçado com fibra de ananás.


“Austrália, Áustria, Canadá, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos da América” são alguns dos países que procuraram a nae para vender o seu calçado. Alejandro explica-nos que estes são países preocupados com a sustentabilidade ecológica e com a produção sem qualquer componente animal. “Estes países sabem que Portugal é um país de excelência na produção de calçado e procuram-nos para vendermos para eles”.


"As pessoas querem, cada vez mais, saber o que estão a comprar, onde foi feito (...). Penso que as pessoas compram menos mas com mais qualidade", diz-nos o criador da marca.


Poderá visitar a nae no LX Factory, em Lisboa, onde detêm uma ‘showroom’ ou através da loja on-line. A marca é ainda vendida em algumas lojas espalhadas pelo país.


bottom of page