ESTREIA a 25 de Fevereiro de 2016
Avaliação Crítica: XXXXX
Quatro vezes galardoados com Óscares®, os cineastas Joel e Ethan Coen (Este País Não É Para Velhos, Indomável, Fargo) escrevem e realizam SALVE, CÉSAR!, uma comédia repleta de estrelas, com Hollywood na sua Era Dourada como pano de fundo.
Com Josh Brolin, George Clooney, Alden Ehrenreich, Ralph Fiennes, Jonah Hill, Scarlett Johansson, Frances McDormand, Tilda Swinton e Channing Tatum nos principais papéis, SALVE, CÉSAR! acompanha um dia na vida de um responsável de um estúdio a quem se deparam muitos problemas para resolver. Esta comédia é produzida pela Mike Zoss Productions, dos irmãos Cohen, juntamente com Eric Fellner e Tim Bevan, da Working Title Films.
Salve, César! é uma homenagem aos anos de ouro de Hollywood. O filme celebra a fábrica dos sonhos, enquanto revela alguns dos trabalhos menos lisonjeiros do negócio dos filmes no seu auge.
A comédia tem lugar nos anos 50, um período para a indústria de cinema, quando a sua glamorosa fachada começa a mostrar falhas visíveis.
Os grandes estúdios tinham sido recentemente forçados a alienar-se das suas salas de cinema estavam a enfrentar o crescimento súbito de um novo rival: a televisão. Para além disso, também estavam a ocorrer grandes mudanças no panorama político e social.
Hollywood respondeu a estas ameaças fornecendo ao público grandes entretenimentos alienatórios: épicos bíblicos, com um elenco composto por milhares de actores e figurantes, arrojados musicais, filmes com acrobacias aquáticas espectaculares, assim como um suplemento de Westerns e sofisticados dramas.
A máquina bem oleada era dirigida como um feudo, com directores de estúdio a exercer um controlo cerrado sobre todos os aspectos da vida profissional e privada das suas estrelas. Às estrelas era lhes dito em que filmes podiam entrar, como se deviam vestir e com quem podiam namorar. Quando alguns actores se revoltavam, os estúdios contratavam alguém para resolver a situação ou para encobrir indiscrições.
Pode ter algo a ver com os altos padrões estabelecidos pela filmografia reconhecida dos irmãos Coen, mas parece faltar algo em Salve, César!.
Talvez seja a narrativa, que parece não ter um sentido de coesão entre as várias partes bizarras do filme.
Talvez tenha algo a ver com a sensação do acto final do filme estar mal cozinhado. Ainda assim, por mais decepcionantes que esses elementos possam ser, não se deixe enganar - "Salve, César" é uma comédia agradável, com performances divertidas.
O humor mordaz é também um elemento que sobressai neste tributo à idade de ouro do cinema.
Claro que os irmãos Coen podem não estar no seu melhor, mas o filme não irá deixar o espectador desiludido.
Diana Lima escreve segundo as regras pré acordo ortográfico.
Título Orignal: Hail, Caesar!
Realizador: Joel e Ethan Coen
Género: Comédia
Elenco: Josh Brolin, George Clooney, Alden Ehrenreich, Ralph Fiennes, Jonah Hill, Scarlett Johansson, Frances McDormand, Tilda Swinton, Channing Tatum
Distribuidora: NOS Audiovisuais