top of page

Sabe conservar corretamente os alimentos no frigorífico?


Conheça os erros mais comuns

Somos adeptos que conservar alimentos no frigorífico. Podemos até cozinhar para toda a semana e deixar os alimentos confecionados seguramente guardados durante uns dias. Será que sabemos os cuidados que devemos ter? Será que é só pôr no frigorífico e já está? Conheça os cuidados que deve ter em conta neste tipo de conservação.


Tempo

Dependendo do alimento que está a conservar este pode aguentar mais ou menos tempo sem ser ingerido. A fruta ou os vegetais podem ter uma duração longa. No entanto, convém ir verificando a qualidade dos alimentos. A carne ou o peixe crus devem ser confecionados logo no dia seguinte a terem sido guardados no frigorífico.


Temperatura

Sendo que irá guardar alimentos das mais variadas famílias e com características distintas, opte por uma temperatura entre os 0 e os 4 graus.


Embalagem

A Deco Proteste considerou que as embalagens de plástico são as mais seguras para guardar alimentos, principalmente fruta e legumes. Só não serão o meio de conservação indicada para alimentos que libertem líquido.


Quando falamos em plástico, falamos também em película aderente também deste material. Quanto aos legumes e frutas, deixe a embalagem com uma pequena abertura para os alimentos poderem “respirar”.


Prateleiras Superiores

Neste local, a temperatura é mais consistente e, por isso, os alimentos aqui guardados devem ser as refeições já pré-cozinhadas, as sobras ou as bebidas. Qual o truque para perceber que alimentos devem ficar nesta área do frigorífico? Fácil! Pense em alimentos que não precisam de ser cozinhados. Que são servidos diretamente ou só precisam de ser aquecidos.


Porta do Frigorífico

Talvez fique chocado mas a realidade é que não deve guardar ovos na porta do frigorífico. É uma prática comum até porque muitos frigoríficos trazem um recipiente específico para os ovos ajustado à porta. No entanto, é na porta que a temperatura é mais quente e não é adequada a alimentos mais sensíveis ao calor, como é o caso dos ovos.


Gaveta

Esta é tipicamente usada para guardar frutas e legumes. Também aqui deve ser tido em conta que alguns frutos, como as ameixas ou pêssegos, libertam gases que podem acelerar a decomposição dos vegetais. Tente separar ao máximo as frutas dos legumes para não correr o risco de decomposição mais rápida. A sua carteira também agradece.


bottom of page