Trata-se de uma arte de defesa pessoal e surgiu durante a II Guerra Mundial. Já sabe do que falamos? O Krav Maga foi criado em meados dos anos 40, por Imi Lichtenfeld, em Israel. Agora, em 2016, Mark Coimbra - instrutor desta arte, fala-nos do que é o Krav Maga e de como é usado atualmente.
Em 2006, Mark procurava uma atividade nova. Experimentou diversos desportos de combate e, antes de experimentar o Krav Maga, em 2007, achava que iria encontrar mais um desporto deste tipo. Afinal acabou por perceber que não se tratava de combate, nem de um desporto. Tratava-se de uma arte que ensina as pessoas a defenderem-se.
O Krav Maga foi inicialmente ensinado a militares mas o seu principal grupo de ensino são os civis, pessoas que andam na rua. “A primeira coisa que ensinamos: se a pessoa ainda está longe e se aproxima para nos atacar, nós afastamo-nos, evitamos o confronto físico, se ainda estamos a tempo disso”.
Esta arte trabalha a autoestima e o aumento da autoconfiança. “As pessoas ficam mais confiantes. Não porque pensam que vão para a rua e podem começar a bater em toda a gente mas porque sabem que, se acontecer alguma coisa, conseguem ter uma reação”.
“É uma arte simples de aprender. Cerca de 90% das técnicas que nós usamos são movimentos naturais do corpo. «Nesta situação costumamos fazer isto. Então agora vamos aprender a fazê-lo um pouco melhor» ”.
Qualquer pessoa pode praticar Krav Maga. Podemos dizer que não é um desporto ‘tipicamente masculino’ nem ‘tipicamente feminino’. É praticado tanto por homens como por mulheres. Mark falou-nos de algumas pessoas que já teve como alunos e das suas motivações: “Um rapaz cuja namorada tinha tido uma situação de stress; uma senhora que tinha medo de sair à rua sozinha; um aluno que, enquanto aprendia, passou por uma situação de assalto num comboio. Este aluno aplicou os conhecimentos que esta a aprender na aula. Não fez a técnica exata porque é difícil por vezes lembrarmo-nos de tudo numa situação destas”.
E quanto ao equipamento? Fácil! Usar a roupa mais simples possível. A t-shirt é específica do treino, uns ténis (que normalmente os ginásios só pedem que não sejam os mesmos que são usados na rua) e umas calças confortáveis. “Já cheguei a dar aulas em que as pessoas estavam vestidas como se vestem diariamente. Quer seja com fato e gravata, com calças de ganga ou até de saltos altos. O mais adaptado possível à realidade.”
Quer aprender a defender-se, fazer treino físico e aumentar a sua autoestima? Então o Krav Maga parece ser ideal para si.