top of page

AIESEC - desenvolver competências para o futuro

Os jovens universitários manifestam uma preocupação: adquirir experiência prática e conhecimentos para se preparem para o que vão enfrentar nos futuros empregos e experiências de vida.


E onde adquirir esta experiência? Deixamos aqui uma sugestão: a AIESEC. Para quem ainda não conhece ou precisa de clarificar as ideias, João Ribeiro, Relações Públicas da Organização, explica o conceito: “Muito provavelmente já deverá ter ouvido falar da AIESEC, pois a organização de estudantes encontra-se em mais de 126 países, conta com um milhão de alumni e é atualmente constituída por 70 000 membros espalhados por todo o globo, que lhe confere automaticamente a distinção da maior organização internacional de estudantes. Surgiu após a II Guerra Mundial no centro da Europa com o objetivo de evitar conflitos semelhantes no futuro. Em 2016 a organização está mais matura e acredita que a solução para a Paz e Desenvolvimento do Potencial Humano é o desenvolvimento da liderança nos jovens. Como? Enviando pessoas para outros países em experiências práticas e ambientes desafiantes para desenvolverem o seu potencial e a sua tolerância.


A AIESEC, o maior movimento global de liderança, também se encontra em Portugal há 57 anos e os vários escritórios locais da AIESEC Portugal estão neste momento a recrutar para os seus vários programas.


A Organização destina-se a jovens entre os 18 e os 30 anos, que podem optar por exercer funções num dos escritórios AIESEC (que se encontram presentes em várias universidades por todo o país), ou realizar um estágio profissional ou voluntariado, ambos a nível internacional.


“O modelo de desenvolvimento da AIESEC assenta em 4 principais características: Self-awareness, Solution Oriented, Empowering Others e World Citizen. Cada uma delas contribui para o desenvolvimento de líderes responsáveis, cientes das suas fraquezas e forças, capazes de materializar ideais, com uma capacidade de comunicação e inspiração suficientes para mudar mentalidades e por fim conscientes dos problemas nacionais e globais.”, indica-nos João Ribeiro.


Os Programas de Estágio (Profissional e Voluntariado) encontram-se atualmente abertos e estendem-se até 15 de maio. Para além do critério idade (18 aos 30 anos), podem candidatar-se pessoas que tenham, no mínimo, o nível B1 de Inglês. Aconselhamos ainda os nossos leitores a consultarem a plataforma que mostra diversas opções de sítios onde os estágios podem ser realizados. Todos os estágios, desde a preparação até ao regresso, são acompanhados pela Organização. Tratando-se de um sistema internacional, este acompanhamento é feito tanto pelo escritório português, que trata do processo do estagiário, como pelo escritório do país que recebe a pessoa.


Para quem quiser adquirir e desenvolver competências trabalhando a partir dos escritórios da AIESEC, João Ribeiro explica quais são as funções que podem ser exercidas: “Os membros que entram para a organização podem ingressar em diferentes departamentos: Social Projects; Corporate Sales; Experiences Management.


  • Experiences Management: Faz parte de uma equipa que seleciona estudantes universitários portugueses para desenvolverem projetos sociais internacionais ou integrarem o programa de estágios profissionais internacionais e entra em contacto com mais de 126 países para encontrar a oportunidade ideal e gere as suas experiências enquanto se encontram no estrangeiro.


  • Social Projects: Oportunidade de integrar uma equipa e desenvolver um projeto com impacto social no nosso país através da organização do mesmo e seleção e gestão de experiência dos estudantes internacionais que virão para Portugal desenvolvê-lo.


  • Corporate Sales: Integra uma equipa que se relaciona diretamente com o mundo empresarial de modo a apresentar o nosso serviço de estágios internacionais, seleciona e fica encarregue da gestão da experiência dos estudantes internacionais que integrarão a empresa de modo a potenciar o seu crescimento.


As datas do recrutamento para membro não são fixas e são escolhidas por cada escritório.


Jovens com espírito empreendedor? Na AIESEC existem muitos!



bottom of page