ESTREIA a 10 de março de 2016
Avaliação critíca: XXXXX
Inspirado nas escrituras, “O Jovem Messias” conta a história do sétimo ano de vida de Jesus, em que ele e a sua família partem do Egito para Nazaré.
Contado a partir da perspetiva da criança, segue Jesus e os seus pais, ao mesmo tempo que este percebe melhor qual o seu propósito, a sua natureza e a sua identidade religiosa.
Quando Jesus começa a fazer milagres, este procura respostas junto dos seus pais. No entanto, José e Maria, numa tentativa de proteger o seu filho, têm medo e dificuldade em explicar o papel de Jesus no mundo, confrontando-se com a questão “Como explicamos Deus ao seu próprio filho?”
Realizado por Cyrus Nowrasteh, o filme leva-nos numa viagem pelo mundo perigoso em que os judeus viviam, com a ocupação do império romano e do rei corrupto Herodes, que tenta ao longo da história eliminar o tão profetizado messias com a ajuda de soldados e centuriões.
É uma história simples e bem contada, com realização e fotografia consistentes e com performances sólidas do elenco que conta com Sean Bean (O Senhor dos Anéis), David Bradley (Harry Potter, A Guerra dos Tronos), Adam Greaves-Neal no papel de jovem Jesus, com destaque para Sara Lazzaro, que interpreta o papel de Maria, conseguindo trazer vulnerabilidade e intensidade à personagem.
No entanto, não passa de mais um filme, entre muitos, sobre a vida de Jesus, que terá algum destaque por estrear convenientemente na Páscoa.
A película peca por contar simplesmente uma história que já todos sabemos, sendo que seria mais interessante uma perspetiva em que a narrativa nos permitisse “ouvir” a consciência de Jesus em criança, onde fosse possível sentir as mesmas dúvidas e incertezas que este sentiu.
Título original: The Young Messiah
Género: Drama
Realizador: Cyrus Nowrasteh
Argumento: Cyrus Nowrasteh, Betsy Giffen Nowrasteh sobre um livro de Anne Rice
Elenco: Sean Bean, David Bradley, Jonathan Bailey
Duração: 1h 51m
Distribuidora: NOS Audiovisuais