Prana é a força ou energia vital que está presente no corpo e na criação de tudo.
Nos Upanishads prana é definida como a energia existente em todos os seres que conduz cada acção, voluntária ou involuntária, da mente e do corpo. Prana é também considerada a base de toda a criação. Cada ser, seja humano, animal, planta é formado por prana. Bem como a luz e a electricidade. Podemos dizer que tudo o que move e tudo o que tem vida é uma manifestação de prana.
A ciência também prova a existência desta força vital. Através da fotografia de Kirlian comprova-se a existência de um círculo de luz em torno da pessoa. E o mais curioso é que esta luz varia consoante o estado da pessoa.
Cada um de nós nasce com uma certa quantidade de prana. Esta aumenta, mantém e diminui consoante o ar que respiramos, a comida que ingerimos, os pensamentos, as emoções e acções que tomamos e a bagagem que levamos.
Por vezes, ao longo da nossa existência vamos criando bloqueios e toxinas no nosso corpo e mente consoante o estilo de vida que se vive. É justamente o estilo de vida que determina a nossa quantidade de prana.
Hoje em dia vivemos num ritmo demasiado acelerado. A importância e o respeito pela comida perdeu-se e aquilo que ingerimos não é o mais apropriado. Queixamo-nos da falta de tempo e encobrimos muitas vezes os nossos problemas para socialmente ficarmos bem vistos.
Tudo isto gera bloqueios!
Para melhor percebermos a energia vital flui no nosso corpo através de canais chamados nadis e que por sua vez é armazenada nos chakras, ou seja, vórtices de energia que apresentam um padrão em espiral. Quando temos bloqueios a energia vital não consegue fluir totalmente até aos chakras e a mesma não é armazenada correctamente. Desta forma, a prana não consegue energizar da melhor maneira cada célula do nosso corpo e a mente. Por causa disso se desenvolvem doenças, mau estar, resistências e atribulações emocionais e mentais que podem permanecer durante uma vida inteira. Se observarmos à nossa volta podemos comprovar a luz e sucesso de uns e a inércia e fracasso de outros. Segundo os yogis tudo isto advém da quantidade de prana.
No passado os yogis dedicaram a sua vida inteira ao conhecimento da prana. Nos Upanishads e no Shiva Swarodaya, prana é descrita como o elemento superior e a melhor amiga do homem. Sem o conhecimento da prana a correcta concentração e a prática de meditação são completamente inantigíveis. O conhecimento e um perfeito aumento da dimensão da energia vital – pranayama – são essenciais para se alcançar um corpo purificado e uma mente limpa.
Muitas vezes nas minhas aulas é discutida a utilidade e a relevância de prana. E ainda a importância em conhecer esta manifestação inerente em cada um de nós.
Hoje apresento, espero eu, de forma sucinta este conceito que foi descoberto e desenvolvido por yogis há milénios de anos atrás.
O que é Pranayama? Ficarás a saber no próximo artigo.