top of page

Filme / A FABULOSA CAPRICE

ESTREIA a 25 de Março de 2016


Avaliação Crítica: XXXXX


Clément (Emmanuel Mouret) é um professor permanentemente atarefado. Alicia (Virginie Efira) é uma famosa atriz que Clément admira imenso. Tudo se complica quando Clément conhece Caprice (Anaïs Demoustier), uma jovem mulher, excessiva e exuberante, que se apaixona por ele. Entretanto, o seu melhor amigo, Thomas (Laurent Stocker) aproxima-se de Alicia... e torna-se o seu companheiro.


O escritor, realizador e actor francês Emmanuel Mouret começou a sua carreira com uma série de curtas-metragens que integram gags ao estilo de Jacques Tati e Buster Keaton. Mas mais recentemente Mouret mudou para um estilo mais Woody Allen, apresentando comédias dramáticas em que o próprio cineasta é apanhado no meio de várias mulheres bonitas e na sua inaptidão para lidar com as situações. E o seu mais recente filme, A Fabulosa Caprice, não é excepção, oferecendo ao espectador um agradável triângulo amoroso, entre um professor bem-educado e duas actrizes, uma loura platinada e a outra uma jovem vivaça em início de carreira, que arrisca separar a sua rival do professor.


Para aqueles que já assistiram a pelo menos uma comédia dramática francesa, Mouret não traz algo de muito original, embora a personagem que dá nome ao filme se distinga pela positiva da típica amante da generalidade dos filmes.


Se compararmos com Allen a personagem de Mouret neste filme é menos divertida. Embora nos filmes anteriores como “Un baiser, s´il vous plaît” e “Fais moi plaisir!”, o cineasta tenha conseguido agradar, quer ao público masculino, quer ao feminino.

No entanto, em “A Fabulosa Caprice" a cena espirituosa que envolve uma chávena de café é bem conseguida, ao contrário das piadas com muletas e uma perna engessada que no terceiro acto acabam por trazer Clément e Caprice de volta – que estão desajustadas, dando-nos a ideia de que Mouret tinha a ideia inicial de fazer um drama.


“A Fabulosa Caprice” é um filme leve, onde algumas cenas nos farão rir de bom grado.


Diana Lima escreve segundo as regras do pré acordo ortográfico.


Título Original: Caprice Realizador: Emmanuel Mouret Elenco: Emmanuel Mouret, Virginie Efira, Anaïs Demoustier, Laurent Stocker

Distribuidora: NOS Audiovisuais

bottom of page