top of page

Filme / O DIÁRIO DE UM RAPARIGA ADOLESCENTE

ESTREIA a 24 de março de 2016


Avaliação crítica: XXXXX


Minnie Goetze é uma adolescente de 15 anos aspirante a ilustradora, que vive nos anos 70 em São Francisco. É uma miúda normal, curiosa pelo mundo à sua volta que se começa a conhecer sexualmente, mas com uma pequena particularidade: tem uma relação com o namorado da sua mãe.


O filme conta-nos uma história invulgar e um pouco desconfortável da descoberta sexual de uma adolescente, com todas as inconveniencias dos segredos, mentiras e rebeldias de Minnie, ao mesmo tempo que expõe com grande vulnerabilidade a procura por amor e afectos da protagonista.


O ponto forte de como esta história é contada é que facilmente se entraria por um caminho em que poderiamos julgar a jovem adolescente pelas suas decisões, mas pelo contrário, poucos minutos dentro do filme percebemos que a realizadora Marielle Heller nos faz olhar para Minnie com carinho e sem julgamento, como uma mente adolescente merece, mas principalmente faz-nos ver a sua sexualidade sem um olhar castrador.


O filme tem um tom intenso, que passa para fora o peso das decisões das personagens. As performances dos actores são de um nível altíssimo e este "Diário de uma Jovem Adolescente" vai ser sem dúvida dos melhores filmes das carreiras destes actores. Bel Powley é fenomenal no lugar de Minnie, acompanhada pelas performances igualmente fortíssimas de Alexander Skarsgard e Kristen Wiig, que só por si garantem um nível altíssimo de qualidade.


Os cenários, a iluminação e a fotografia transportam-nos facilmente para os anos 70 e para o seu espírito bohémio, em que quase tudo era permitido, como festas com fortes consumos de drogas, cigarros e alcool, o que nos deixa compreender ainda melhor o ambiente que rodeia alguém como Minnie.


Destaque para as ilustrações de Minnie, tanto as que aparecem em papel como as do seu imaginário, que nos permitem aceder a cantos escondidos da sua personalidade, que são uma adição importante para ajudar a compreender esta personagem tão completa e específica.


Sem dúvida que este é um filme a ver e rever muitas vezes, que nos vai fazer revisitar as memórias de quando também nós eramos jovens sedento(as) por sexo e novas sensações, com vontade de somar experiências ao nosso leque tão reduzido, típico de alguém que só com essa idade começa a ter liberdade para tomar as suas decisões.

Título original: The Diary of a Teenage Girl

Realizador(a): Marielle Heller

Duração: 1h42min

Género: Drama, Romance

Distribuidora: Big Picture

bottom of page