Todo o resultado vem da variada repetição de uma acção. Para se obter seja que resultado for, e de preferência o melhor resultado até ao momento, há que efectuar um ciclo de repetições, iguais, ou diferentes. Já Einstein constatou que o cúmulo da insanidade é repetir o mesmo ciclo, esperando novos resultados. Em cada ciclo da nossa vida, encontramos variadas vezes situações idênticas a experiências passadas, e que, ao depararmo-nos com elas, sabemos como deveremos agir, de igual modo, ou de modo diferente para alterar o resultado da mesma. Muitos de nós achamos que tudo deve ser seguido em linha recta, sem preocupações e sem desvios, e no entanto, o que nos sustém vida neste corpo humano, é um coração, cujas batidas cardíacas são altos e baixos, assim como o nosso dia-a-dia e a nossa vida o é. Todo o ciclo que passamos vem com lições a aprender, com pessoas que têm algo para nos ensinar e onde nós também temos a ensinar a elas, pois estamos a fazer parte do ciclo dessas pessoas, assim como elas do nosso. Cada acção feita por nós, engloba emoção, pensamento e acção, que se irá repercutir num ou vários momentos futuros pelos quais iremos passar. Sermos o nosso melhor Self nesse momento em que estamos, permite que sejamos ainda melhor Self em todos os momentos futuros que serão momentos Agora aquando da sua acção.
Nesses momentos futuros que iremos passar, eles são sementes lançadas por nós nos momentos passados, e onde muitas das vezes nos perguntamos o porquê de ter acontecido dessa forma. É nestes momentos que devemos relembrar o que fizemos no passado e que despoletou esse momento futuro pelo qual estamos a passar nesse momento.
A prática da técnica do Ho'oponopono* visa esta consciencialização e permite soltar as recordações dolorosas, que são a causa de tudo que é tipo de bloqueios e de acções nefastas no nosso Agora e Futuro. Nós somos luz curativa, única, perfeita, infinita e bela, e acabamos identificando-nos com os discursos da mente, que nos mostra sempre a divisão, o lado negativo, problemático, fraccionado da vida, e com isso vamos afastando-nos da nossa unicidade original.
O Ho'oponopono é uma meditação profunda, em que tomamos consciência da nossa real natureza absoluta, original, plena, onde tudo e todos estão incluídos, onde todas as diferenças são aceites, amadas em nós, no nosso próprio coração, no nosso próprio Ser.
Ao praticarmos esta técnica, permitimos que as nossas emoções, pensamentos e acção passadas venham a ter repercussões negativas no nosso futuro, pois enviamos energia de limpeza para essa acção passada e neutralizamos toda a negatividade existente nesse momento. Ao praticarmos o Ho'oponopono fazemos uma limpeza espiritual que nos assombra já há um tempo e onde situações que não compreendemos porque é que surgem, continuem a aparecer. Assim, meditamos em consciência “Perdoo-me, Amo-me, Sinto Muito, Obrigado.”
Muitas doenças e mal-estares advêm dessas acções passadas, que ficaram no nosso Self como que a fermentar, e que dessa forma, não estando curadas e neutralizadas, virão germinar doenças, muitas delas degenerativas. Permite-te curar-te.
*Ho'oponopono é uma prática antiga Havaiana de reconciliação e de perdão. Tradicionalmente o ho'oponopono é praticado por curandeiros ou por kahuna lapa'au entre os membros de uma família onde um ente familiar está doente.