top of page

Chinchila - o segredo para um pelo sedoso? Banhos de areia, claro!

Queremos que escolha o animal mais indicado para si e para a sua família. Os "roedores" são uma opção cada vez mais procurada por casais com filhos. Os motivos? São animais de pequeno porte, divertidos e que precisam de uma manutenção simples. No entanto, desengane-se quem pensa que estes companheiros não precisam e não querem a atenção dos seus donos.


Hoje apresentamos a Chinchila! Este animal, originário da América do Sul, terá sido trazido para a Europa pelos espanhóis.

São muito meigas e, para quem pensar em ter mais do que uma destas companheiras (o que será o ideal), deverá tê-las em casal ou par (neste caso têm de ser criadas juntas), ou em trios de um macho e duas fêmeas. Estas combinações pretendem evitar conflitos entre as chinchilas.


À semelhança de outros roedores, a chinchila alimenta-se diariamente de feno e também de alguma fruta. Existem rações pré-preparadas, que contêm os vários nutrientes necessários. Os seus intestinos frágeis requerem uma alimentação cuidada e adequada.

As chinchilas não tomam banho com água mas sim com areia (própria).


Alguns dados científicos

  • Reino: Animalia

  • Filo: Chordata

  • Classe: Mammalia

  • Ordem: Rodentia

  • Família: Chinchillidae

  • Género: Chinchilla

  • Espécies: Chinchilla lanigera e C. chinchilla


Ainda não sabe se a chinchila será o animal de estimação ideal para si? Então fique com este testemunho de Ana Marta Azevedo que poderá ajudar na sua decisão.


M.A.D.E: Porque é que escolheu este animal? Ana Marta Azevedo: A chinchila é um animal inteligente e de baixa manutenção. Além de ser adorável, gostar de festinhas debaixo do queixo, aprender truques e ser divertido ver os seus saltos e corridas, não exige grandes cuidados diários.


M.A.D.E: Quais são os principais cuidados que tem com ela?

Ana Marta Azevedo: A chinchila é super fácil de cuidar. Além de comida e água sempre disponíveis é apenas necessário pôr-lhe à disposição, com alguma frequência, um recipiente com areia própria onde toma "banho" de areia (hilariante vê-la rebolar), e trocar o forro do fundo da gaiola, uma vez por semana. É ainda preciso algum cuidado para que não fiquem expostas ao calor pois a sua pelagem é muito densa e quente e podem aquecer rapidamente, apesar de a minha adorar banhos de sol! A alimentação também não deve variar muito da ração pré-preparada pois elas são sensíveis a certos alimentos e podem morrer por problemas intestinais.


M.A.D.E: Quais são as principais vantagens de ter uma chinchila?

Ana Marta Azevedo: Além de ser uma companhia que requer poucos cuidados, e pode até ficar sozinha em casa por um ou dois dias se tiver de me ausentar, é tranquilizante apenas observá-las correr, saltar, tomar banho, agarrar nas coisas com as suas minúsculas patinhas e claro, acariciar a sua pelagem sem comparação.


M.A.D.E: E desvantagens, há? Quais?

Ana Marta Azevedo: A desvantagem é curiosa e apenas uma. A chinchila é um animal de intestino bastante longo, a sua alimentação está sempre a ser processada o que significa que os seus pequenos dejetos são comuns! (embora sejam pequeninas e secas bolinhas sem cheiro). Então, ao soltá-la pela casa, prepare-se para depois apanhar estes pequenos pontinhos pretos que ela deixou de presente pelo caminho!


M.A.D.E: É um animal que penses continuar a ter ao longo da tua vida? Ana Marta Azevedo: A chinchila é um animal com uma esperança de vida bastante longa (10 a 20 anos!), pelo que ainda espero ter a sua companhia do meu por um longo tempo.


bottom of page