Ser empresário e gerir um negócio implica também gerir pessoas. Sejam muitas ou poucas, são estas pessoas que dão a cara pelo negócio, contactam com parceiros, fornecedores e clientes e, se elas estiverem motivadas, este será um bom ponto de partida para que o negócio siga o caminho pretendido.
O que é um Team Building?
Este momento de equipa permite que os colaboradores se conheçam melhor, convivam com os seus superiores e subordinados e possam criar entusiasmo para o trabalho que realizam diariamente. É uma oportunidade para “quebrar o gelo” e trabalhar a produtividade que a empresa pretende alcançar.
Sim, acredite que o ambiente é descontraído mas nada é deixado ao acaso. É necessária a existência de uma pessoa que saiba coordenar esta sessão. Alguém que conheça a empresa e que tenha experiência com pessoas, que saiba encaminhar esta experiência para os objetivos pretendidos.
O objetivo passa obrigatoriamente por reforçar o trabalho em equipa. As pessoas criam laços de proximidade, melhoram os conhecimentos que têm uns dos outros e aprendem a importância que cada um pode ter para que o trabalho seja desempenhado.
Não existe uma frequência obrigatória para que se realizem Team Buildings. Depende da necessidade de cada empresa. Normalmente será o responsável pela área de Recursos Humanos que deve entender quando é que existe esta necessidade: quando é que a equipa está desmotivada, quando é que já passou algum tempo desde a realização de um Team Building , quando é que existem muitos elementos novos na equipa e esta necessita de um reforço na organização e conhecimento dos seus elementos…basicamente é preciso sensibilidade para perceber quando é que será o momento adequado.
Atividades ao ar livre, desafios, estratégia e diversão é o que pode esperar de um Team Building. E que mais? Muita motivação para o momento em que regressar ao trabalho, para um recomeço cheio de energia.