top of page

Coelho/um roedor nato que vence pela doçura


Disponibilizada por Sandra Claro

Os coelhos são conhecidos pelo seu aspeto meigo e doce. E como é ter um coelho como animal de estimação? Quais os cuidados necessários? Na M.A.D.E contamos-lhe tudo e damos-lhe até um testemunho real, para que saiba como é viver com um destes companheiros debaixo do mesmo teto.


Se escolher ter apenas um coelho, não haverá qualquer problema em este ser macho ou fêmea. Se optar por ter um par, não opte por dois machos não esterilizados, pois estes amigos meigos transformam o seu espaço em campo de batalha, onde lutam entre eles. No caso de um par de fêmeas, o desafio não será tão grande. Apenas não devem ser apresentadas "abruptamente", dando-lhes algum tempo para se conhecerem e começarem a conviver. No caso de casais, macho e fêmea, tenha em atenção que se os animais não estiverem esterilizados vão reproduzir-se constantemente.


Alojamento

A gaiola costuma ter, em média, 60 cm de largura e 1,25m de comprimento. O animal precisa de espaço para se esticar e para ter os seus pertences. É aconselhável que o coelho seja liberto diariamente para se poder exercitar à vontade (aconselhamos que vigiado pelos donos, para não correr o risco de encontrar uma parte significativa dos seus pertences ruída). Pode habituá-lo a uma WC, como uma caixa de areia, onde ele terá de ser treinado para fazer as suas necessidades.


Alimentação

Feno à disposição, ração adequada a coelhos de estimação, vegetais frescos (bastante nutritivos). Evitar leguminosas, pois são pouco diuréticas.


Os coelhos domésticos devem ser vacinados. Estes animais são também acompanhados por veterinários, normalmente especialistas nos chamados animais exóticos e roedores.

Disponibilizado por Sandra Claro

Fique agora com o testemunho de Sandra Ramos Claro, dona do coelho que poderá ver nas fotos deste artigo:

M.A.D.E magazine: Porque é que escolheu este animal?

Sandra Ramos Claro: As minhas filhas queriam um animal de estimação e, após alguma reflexão familiar, a escolha foi um coelho.


M.A.D.E magazine: Quais são os principais cuidados a ter com ele?

Sandra Ramos Claro: É muito simples de cuidar. Basta dar comida e mimos (soltá-lo e deixá-lo pular e correr) diariamente e uma ou duas vezes por semana limpar a gaiola. É muito asseado e faz as suas necessidades básicas apenas no seu WC, o que facilita muito a nossa vida.


M.A.D.E magazine: Quais sente serem as principais vantagens de ter um coelho?

Sandra Ramos Claro: Não faz barulho, não suja a casa e não larga pelo! É uma espécie de peluche vivo! É um mimado, adora festinhas.


M.A.D.E magazine: E desvantagens, há? Quais?

Sandra Ramos Claro: Há... Precisamos ter 10 pares de olhos em cima dele quando anda solto porque ele rói tudo o que lhe aparece à frente! Cabos elétricos, pés de móveis, almofadas, papel de parede... Vai tudo! Precisamos ter cuidado, para ele não roer nada que o possa magoar.


M.A.D.E magazine: É um animal que pense continuar a ter ao longo da sua vida?

Sandra Ramos Claro: Tenho esperança que este dure muitos anos! E, se continuar assim, somos capazes de aumentar a família e arranjar-lhe companhia daqui a uns meses.


bottom of page