ESTREIA a 19 de Maio de 2016
Avaliação Crítica: MMMM
Em 2013, para celebrar o seu décimo aniversário, o IndieLisboa tinha convidado quatro realizadores a filmarem em Lisboa: Dominga Sotomayor Castillo e Marie Losier (vencedoras da Competição Internacional com “De Jueves a Domingo”, em 2012, e “The Ballad of Genesis and Lady Jaye”, em 2011, respectivamente), e Denis Côté e Gabriel Abrantes, duas presenças recorrentes do festival.
Aqui, em Lisboa – Episódios da vida de uma cidade é o surpreendente resultado – quatro autores com quatro visões diferentes da cidade de Lisboa, passando pelos registos da ficção, do documentário, da comédia ou do fantástico. Mas com o traço comum que espelha o festival que os acolhe: a independência.
O espírito independente do festival permeia a obra e a liberdade criativa dos realizadores, resultando numa combinação heterogénea de géneros e estilos.
O primeiro episódio, Los Barcos, de Dominga Sotomayor Castillo, mostra-nos a viagem de uma actriz chilena a Lisboa, para apresentar o seu filme num festival. No dia seguinte vemos a actriz num barco rumo à outra margem, onde conhece um lisboeta (João Canijo), num antigo bairro de pescadores, surgindo uma inesperada ligação entre ambos, mas que o filme não revela totalmente. A realizadora prefere focar-se mais no sentimento lost in translation do que explorar as motivações das personagens e dá-nos algumas pistas para que possamos construir parte do argumento na nossa cabeça.
Excursões, de Denis Côté, é o segundo episódio, focando-se em dois guias turísticos cujos caminhos estão prestes a cruzar-se durante um concerto de noise-jazz. Este segmento mostra-nos sequências filmadas durante as rotinas de trabalho dos dois guias e outras cenas que pretendem retratar aspectos das suas vidas pessoais.
Excursões é um docudrama que mostra uma Lisboa multicultural que se desprende do seu fado e das suas raízes históricas para acolher outras influências e culturas.
Freud und Friends, de Gabriel Abrantes, talvez seja o episódio mais audaz. A curta-metragem está concebida como um programa de televisão sobre o projecto de uma cientista (Sónia Balacó) que quer analisar o subconsciente do seu namorado. O programa desemboca numa outra trama, situada no subconsciente do namorado da cientista, onde este se vê a si mesmo com a aparência do actor Carloto Cotta e é perseguido pela irmã da namorada. Nada disto tem a ver com Lisboa, somente os anúncios durante os intervalos, que convertem os pastéis de Belém em protector solar para os homens, machos, portugueses. O realizador faz ainda uma paródia aos filmes de Woody Allen, rodados em cidades europeias, já que agora chegou a vez da nossa capital.
Por último, L’oiseau de la nuit, de Marie Losier, é um filme experimental protagonizado pela conhecida travesti Deborah Krystal e explora as diferentes metamorfoses da icónica personagem em sereia, mulher-pássaro, leoa…
Diana Lima escreve segundo as regras pré acordo ortográfico.
Título Orignal: Aqui, em Lisboa – Episódios da vida de uma cidade
Realizador: Dominga Sotomayor Castillo, Denis Côté, Gabriel Abrantes, Marie Losier
Género: Drama, Comédia
Elenco: Francisca Castillo, Carloto Cotta, João Canijo, Cláudia Leal, Martinho de Jesus, Joana de Verona, Patrícia Leal, Sónia Balacó, Gabriel Abrantes, Filipa Anika, David Phelps, Cláudia Jardim, Joana Barrios, Natxo Checa, Norberto Lobo, Deborah Krystal, Cindy Scrash, Alda Cabrita, João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata, Simon Damour, Carlos Conceição, Bernardo Lacerda, Antoine Barraud, Didier D’Abreu, Pedro Pereira, Eduardo Moreira
Distribuidora: NOS Audiovisuais