top of page

Filme / THE CONJURING 2 - A EVOCAÇÃO


Clica na imagem para ver o trailer do filme

ESTREIA a 09 de Junho de 2016


Avaliação Crítica: MMMM-

O novo thriller sobrenatural da New Line Cinema, “The Conjuring 2 – A Evocação”, que conta com o realizador James Wan novamente ao leme após do sucesso do primeiro “The Conjuring” em 2013, traz uma nova história verídica saída dos arquivos dos reconhecidos Ed e Lorraine Warren, o casal especialista em casos paranormais.

De regresso aos seus papéis, a nomeada para Óscar Vera Farmiga (“Nas Nuvens”, a série “Bates Motel”) e Patrick Wilson (a saga “Insidious”) interpretam o casal Lorraine e Ed Warren que, numa das suas investigações mais aterradoras, viaja até ao norte de Londres para ajudar uma mãe solteira a criar quatro crianças numa casa assombrada por espíritos maliciosos.

O filme segue a fenomenal recepção, a nível mundial, do primeiro filme “The Conjuring”, que deixou a marca da maior abertura na estreia de um filme de terror original. O filme arrecadou mais de 282 milhões de euros em receitas mundiais e mantém-se como o segundo filme de terror mais rentável de sempre, ultrapassado apenas por “O Exorcista”.


The Conjuring 2 – A Evocação é a sequela que os fãs do primeiro filme merecem.

Embora lhe falte mais saltos na cadeira, a verdade é que este filme consegue provocar um terror surdo e enervante que nos mantém sempre em alerta.


Outra coisa não seria de esperar já que James Wan, realizador de filmes de terror como Insidious, Saw e Dead Silence, tem um talento nato para fazer cinema com um estilo aterrador (é o seu talento que transforma uma porta ou o soalho a ranger em momentos assustadores).


A história de The Conjuring 2 – A Evocação deixa-nos novamente viver um pesadelo próximo da realidade através dos olhos do casal de investigadores de fenómenos paranormais, Ed e Lorraine Warren, interpretados por Patrick Wilson e Vera Farmiga.


Desta vez, os Warrens lidam com as consequências do seu envolvimento na suposta farsa que foram as famosas aparições de Amityville. No meio da controvérsia e depois de Lorraine ter uma visão perturbadora, o casal é chamado para ir a Londres para ajudar uma família que está a ser atormentada por um espírito maligno que possuiu a filha mais nova, Janet (Madison Wolfe). Para aqueles que já assistiram a algum filme de terror realizado por Wan é de esperar que as coisas não corram bem e se tornem rapidamente aterradoras.


A coisa estranha sobre The Conjuring 2 – A Evocação é que não há nada que ainda não tenha sido explorado a todos os níveis noutros filmes. Mas Wan não é somente um bom realizador. A esta altura é seguro afirmar que esta pessoa é um mestre moderno do género de terror e é genuinamente um artista talentoso que sabe como retirar o melhor de tudo em que ele trabalha.


Os elementos assustadores estão meticulosamente arquitectados, as interpretações estão longe de ser artificiais como acontece muitas vezes em filmes deste género e o elenco é escolhido a dedo. De referir Madison Wolfe que nos apresenta uma grande performance que certamente não receberá os elogios que merece.


Talvez o público esteja à espera de se assustar mais com esta sequela do que no primeiro filme. E a verdade é que The Conjuring 2 ainda provoca muitos calafrios porque o filme é realmente assustador quando está focado no medo.


Diana Lima escreve segundo as regras pré acordo ortográfico.


Título original: The Conjuring 2

Realizador: James Wan

Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Madison Wolfe, Frances O´Connor

Distribuidora NOS Audiovisuais

bottom of page