top of page

Gratidão em Modo Simples


Nuno Ramos

"... apenas e simplesmente olhar para a outra pessoa como pessoa que é, em que não se julga as cores da roupa, os sapatos, a cor da sua pele..."



Estabelecer um contacto directo com o divino, é um caminho que muitos desejam e poucos conseguem. Seja por crença ou por variadas dificuldades do meio em que vivem e/ou trabalham, ligar-se divinamente pode mesmo parecer ser complicado.


Conseguir estar num estado neutro, de não fazer pré-julgamentos, apenas e simplesmente olhar para a outra pessoa como pessoa que é, em que não se julga as cores da roupa, os sapatos, a cor da sua pele... Sim, é possível. E como? Começando por nós. Desde o acordar até ao deitar, estabelecer um contacto connosco mesmos de bem-estar, sentindo-nos gratos, agradecidos por cada vez que respiramos, pelo tecto que nos proteje para dormir e pela roupa que nos aquece, é começar a simplificar cada pequeno detalhe da nossa vida.

A validação da gratidão deveria ser tão válida e obrigatória como picar o bilhete para viajar de comboio. Este estado de ser vem modificar cada célula do nosso organismo, vem dar uma lufada de ar fresco em todas as nossas acções e pensamentos. Ninguém é superior a ninguém. Despidos e atrás de uma foto de raio-x, somos todos iguais. O que nos diferencia verdadeiramente não é a posse de mais bens materiais, mas sim a posse da conexão divina com o nosso Ser, a energia universal que corre por nós e que sem ela nada somos. Agradecer por cada segundo, agradecer por ter algo sobre o seu melhor caminho, em que por sinais quase que invisíveis, algo nos indica o que é certo para fazer.


Somos gratos por estar aqui, mas o Universo também é grato por te ter cá a viver. O Universo é grato por te ajudar no que mais necessitas, e quando lhe agradeces pela pequena coisa que te deu, a seguir ele agradece-te, dando-te de novo o que mais necessitas.


E este é um dos ciclos mais simples e ingénuos que existe, mas quando decidimos racionalizar, perde-se a gratidão e cobra-se pelos favores.

Gratidão em modo simples é ser uno com o Universo. É um jogo simples e maravilhoso. Eu agradeço, Ele agradece. Eu dou, Ele dá.

Grato hoje, agora e sempre.

bottom of page