Vamos falar do principal elemento desse alimento dos deuses (e deusas!) chamado chocolate. Toda a gente sabe que é bom. Também toda a gente sabe que engorda e que não pode ser comido em demasia pois não faz parte das comidas mais saudáveis. É uma guloseima. Mas também já ouviram com certeza dizer por aí que o chocolate faz bem. Nomeadamente o preto, e melhor ainda o que tiver maior percentagem de cacau. Ora no fundo o que nos querem dizer é que o cacau, esse sim, tem muitos benefícios (não o chocolate em si, que comporta no seu nome adição de elementos como manteiga de cacau, leite, açúcares e outros).
Falo-vos então do cacau cru. O cacau é o resultado da moagem dos grãos de cacau que resulta em duas coisas - a manteiga de cacau e o cacau em pó. O cacau cru é quando a moagem destes grãos se faz sem ultrapassar os 40 graus centígrados, o que não provoca a saturação das gorduras do cacau e assim o mantém bem mais saudável e benéfico.
E que benefícios são esses? Além dos nomes já sonantes como: serotonina, dopamina e feniletilamina (isso mesmo os neurotransmissores do prazer e bem estar que tanto nos fazem desejar chocolate), o cacau está cheinho de antioxidantes (ótimo para nos manter jovens e saudáveis), combatendo os radicais livres, prevenindo doenças crônico-degenerativas e cardiovasculares. Em grande quantidade está também o magnésio que contribui para a saúde do coração, estrutura óssea, e relaxação dos músculos - ótimo para períodos menstruais. Tem ainda ferro, cromo, theobromina e anandamida (mais uma endorfina que nos ajuda a sentir bem). Então, vamos todos deixar de comer chocolate! E concentrar-nos sim, no cacau - cru. À venda em secções naturais do super mercado ou em lojas de produtos do género já conhecidas e disponíveis em qualquer centro comercial. Seguem algumas sugestões de uso do cacau cru:
Misturado em batidos
Mousse natural de banana, abacate e cacau.
Em chocolate quente: leite , cacau, espessante natural (amido de milho ou agar-agar), e adoçante saudável (mel, charope de agave, stevia...)
Em bolos e sobremesas.
Sejam felizes!