top of page

Crónica de uma Mudança Anunciada


“Foco, Força e Fé”, sempre levei muito a sério esta expressão como um princípio para a motivação, fosse no que fosse. Quando te comprometes a mudar de estilo de vida vais ter de mostrar que estás focado/a nos objetivos traçados, que tens força suficiente para lá chegar, venha o que vier. Digo isto muito a sério! Quando queremos mudar algo parece que tudo acontece “no momento errado”, provavelmente porque já estamos à espera que algo corra mal e depois temos a desculpa “ah, isto aconteceu e agora já não dá!”, “ah, a minha rotina não se adapta”, “ah, os meus filhos, o meu marido, o gato, o cão, o periquito, os transportes públicos, a crise, os políticos…”. As listas de desculpas são mais que muitas, é só escolher! E quanto a fé…digo-vos que esta tem de ser em vocês mesmos. Por mais que acreditemos numa entidade superior, criadora do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis, o mais importante é acreditar que temos, em nós próprios, o que é preciso para avançar.


Já perdi anca e cintura! Já tenho oficialmente 2 quilos a menos. No entanto, combinei com a doutora Catarina uma nova pesagem dentro de 2 semanas, uma vez que a fase pré-menstrual influencia estes resultados. Não, não é que eu queira que o mundo inteiro saiba quando é que será a minha menstruação. O que quero explicar é que estas fases pré-menstrual e menstrual têm uma importância enorme (nem eu sabia que tanta) nas nossas “medidas”. Temos mais água acumulada e isso, mais numas senhoras do que noutras, irá influenciar os resultados demonstrados. Portanto, minhas senhoras, já ficam informadas. No entanto, não usem esta fase como desculpa para o “posso comer tudo porque, para além de estar deprimida, estou inchada”. Não! Vamos manter o foco! Daqui a duas semanas falaremos na diferença de resultados para vocês terem uma noção de como esta fase os pode influenciar.


Como já perceberam no parágrafo acima, estive com a doutora Catarina. Muito acessível e interessada, como nós gostamos que os especialistas sejam para termos a certeza que “estamos em boas mãos”. Para além da pesagem e tirada de medidas, falámos acerca do meu historial clínico, de como está a correr o processo e recebi algumas sugestões.


Ficamos por aqui? Claro que não! Já vos disse que não resisto a uma boa mudança! A doutora Catarina faz também acompanhamento on-line para quem não tem facilidade de acesso às consultas físicas. “Se pretender emagrecer, corrigir os seus hábitos alimentares, tratar alterações de colesterol, saber o que comer antes e após o exercício, então este é o acompanhamento ideal”. Neste contexto, fui desafiada a realizar o processo que estas pacientes fazem: registar tudo, o que como e que bebo (literalmente tudo). A doutora Catarina terá acesso a esta informação e irá analisá-la para me dar indicações do que está certo ou errado e dar-me sugestões. Pareceu-me muito bem e, claro, tive de aceitar a oportunidade!


Têm feito exercício? Não? Aproveitem o bom tempo! Não se esqueçam também que o livro “Emagreça em Casa” tem exercícios que pode fazer, claro está, dentro de casa, diariamente. Sei que quando não estamos exercitados, por vezes, temos dificuldade em expor-nos a fazer exercício ao ar livre, à vista de todos. Também já passei por essa fase mas, lá está, foi uma fase. Agora não me incomoda minimamente!


Esta semana reencontrei uma antiga colega que não me reconheceu de imediato por eu estar mais magra. Ainda não perdi assim tanto peso mas a diferença já se nota. Até porque sinto confiança para usar roupas um pouco mais justas. Quem diria que um dia a Lara não iria prescindir das suas calças de lycra para treinar? Nos últimos anos tive a reação exatamente contrária: “Lara, estás tão gorda (os mais simpáticos dizem inchada), aconteceu-te alguma coisa? Estás doente?”. Sei que estou no caminho certo, por mais tempo que demore a chegar lá.


Abracem a mudança! Ela vai surgindo e temos de estar recetivos a ela. Procurem ajuda de especialistas…acreditem que eles fazem mais do que dizer “isto está bem e isto está mal”. Já sabem “Foco, Força e Fé”. Estamos juntos!

bottom of page