top of page

Depressão – Quando a Tristeza fica num lugar profundo


Muitas vezes, a rotina diária, não permite ter tempo suficiente, para dar mais atenção a si próprio, para se fazer ouvir. Muitas vezes, por detrás de uma vida ‘muito agitada’, poderá existir um lugar escuro onde dificilmente se permite chegar.


Nesse lugar, poderá habitar um estado profundo de insatisfação e tristeza que é muito mais que um momento de fragilidade passageiro, que tende a instalar-se ao longo do tempo e que vai ficando. Apesar de muitas vezes estar longe de imaginar, poderá estar perante um quadro depressivo.


Sabemos que a tristeza faz parte da vida. É natural e muito salutar sentir tristeza em momentos que, de facto, são para si significativos, como por exemplo, momentos de perdas diversas (luto, rupturas), situações traumáticas, stress ou acontecimentos pontuais que causam dor (muitas vezes associados ao insucesso, desemprego, entre outros). Contudo, é muito importante que esteja atento à duração dos sintomas, pois se existem perdas muito significativas cujo luto tende a ser mais prolongado e intenso, existirão outras situações em que uma tristeza prolongada, por um período superior a 2 meses, sem causa aparente, deverá ser foco de atenção.


Se a sua rotina se altera de forma significativa e assim se mantém, se sente um mal estar geral incapaz de explicar e descrever, poderá estar perante o início de um quadro depressivo. Situação que requer toda a sua atenção e mesmo a procura de um profissional.


A Depressão é uma Perturbação do Humor, perturbação afectiva / emocional que se caracteriza por um estado prolongado e intenso de tristeza, desamparo e sentimento de desesperança. - Pensamentos negativos, destrutivos e frases como ‘eu não sou capaz’, ‘já não vale a pena’, passam a ser comuns. Não existe uma causa exclusiva e sabemos que causas genéticas, biológicas, ambientais e psicológicas poderão estar na base da Depressão. Os sintomas tendem a evoluir de uma forma progressiva começando a notar-se um isolamento, sentimento de culpa, apatia geral, irritabilidade excessiva, alterações de apetite, falta de concentração, insónia, entre outros. - Se não for bem diagnosticada e acompanhada, poderá durar a vida toda.


Apesar de ser uma perturbação muito frequente, continua a ser ‘subvalorizada’ como um ‘sintoma comum’, verificando-se uma acomodação a esse mesmo sintoma. Provavelmente, por falta de entendimento dos factores que lhe dão origem e também pela ‘exposição social’ que se tenta evitar. Em muitas situações surge a perigosidade da automedicação. Um risco gritante e uma necessidade urgente de consciencialização.


Sabemos que 1 em cada 10 pessoas / adultos sofre de depressão, afectando tanto o género feminino como masculino, podendo surgir em qualquer idade. É por muitos desconhecido, que uma Depressão Grave poderá dar origem a ideação suicida.


A Psicoterapia tende a ser eficaz no tratamento da Depressão. Observam-se, com frequência, pacientes, medicados (Medicação que deverá ser prescrita por um especialista | Médico, após um diagnóstico conclusivo). Contudo, já se verificam tratamentos validados, sem necessidade de recurso aos tratamentos farmacológicos.


A Depressão tem cura.


A Tristeza profunda pode passar.


Mas o caminho será tão mais fácil quanto mais cedo chegar o pedido de ajuda.


Maria Veiga | Psicóloga Clínica

bottom of page