top of page

O Pequeno Livro dos Sucessos


Nuno Ramos

"Muitas das vezes vemo-nos confiantes, mas interiormente questionamo-nos sobre se realmente irá dar certo."

Uma das grandes questões que quem tem sucesso coloca a si mesmo antes de alcançar o que desejava, é "E se não dá certo?".

O pensamento mais predominante, é a falta de confiança, e esse é o maior inimigo mental.

Muitas das vezes vemo-nos confiantes, mas interiormente questionamo-nos sobre se realmente irá dar certo. No entanto, como podemos ter confiança se ainda não provámos nada sobre o que estamos a desenvolver?

A confiança vem de um ponto-chave muito importante, que é a experiência. A palavra em si deriva do Latim "confidero", que advém de "em quem acreditas"? Em ti mesmo(a), no teu "self", o teu "eu interior".

Para poderes confiar em ti, tens de ganhar experiência, e para ganhares essa mesma experiência, tens de executar vezes e vezes sem conta até deixares de pensar em mais nada.

A confiança vem desta experiência que é uma experiência positiva: a validação de que a repetição vale a pena.

Quando temos muitas experiências negativas e falhadas, esse torna-se o nosso padrão relacionado com a experiência. Validamos demais a experiência negativa, e daí fazemos tudo sem confiança.

Muitos dos erros e desta falta de confiança, acontecem por nos focarmos no resultado final, ao invés do porquê de estarmos a fazer essa acção.

A confiança não se cria ou se ganha apenas porque se ganhou um jogo, ou porque se conseguiu apenas 1 simples resultado. A confiança surge por obter vários resultados ao longo dos dias, ir ganhando jogo a jogo.

São com pequenos sucessos no dia-a-dia que se ganha confiança, e mais outro ganho, e outro, e outro, estando sempre preparado para qualquer contra-tempo.

O sucesso é a obtenção de um objectivo proposto por cada um de nós. Manter pequenos sucessos contabilizados, fará com que tenhamos vários sucessos ao longo da semana, ao longo do mês e ao longo do ano.

Ter o caderno dos sucessos, obrigar-te-à a escrever cada sucesso diário que vais tendo, e ao olhares para esse caderno ao longo do tempo, o teu cérebro apenas verá sucessos, e será isso que irás expandir no teu mundo, no teu dia-a-dia. Apenas saberás o que é o sucesso.

O exercício aqui, o treino, é ter vários pequenos sucessos diários. Como poderás dizer que não tens sucesso, se tudo o que escreves no teu diário do sucesso, são vários sucessos conquistados por ti?

Cria os teus sucesso diários e vive diariamente na energia que mereces! Sucesso!

bottom of page