top of page

Filme / LIGHTS OUT - TERROR NA ESCURIDÃO


Clica na imagem e assiste ao trailer do filme

ESTREIA a 21 de julho de 2016


Avaliação Crítica: MMM--


Quando Rebecca saiu de casa, ela julgou que tinha deixado os seus medos de infância para trás. Durante toda a sua vida, nunca teve realmente certeza do que era, ou não, verdadeiro assim que as luzes se apagavam… e agora o seu irmão mais novo, Martin, está a viver os mesmos inexplicáveis e aterradores episódios, que outrora testaram a sua sanidade e ameaçaram a sua segurança. Uma entidade assustadora, com uma misteriosa ligação à mãe dos irmãos, Sophie, reaparece. Assim, à medida que Rebecca aprofunda a investigação e chega mais perto de desvendar a verdade, as suas vidas passam a estar em perigo… assim que as luzes se apagam.


Baseado na sua curta-metragem, com o mesmo nome, a longa-metragem de David F. Sandberg tem uma fantástica e simples premissa: o medo dos monstros que se escondem no escuro. Embora o guião tenha algumas falhas, Lights Out – Terror na Escuridão é um filme de terror de certa forma bastante implacável que joga com eficiência com os terrores básicos da infância.


O filme abre com uma recriação quase igual à da curta-metragem, embora desta vez a cena se passe numa fábrica têxtil, local de trabalho sombrio de Paul (Billy Burke). É aqui, entre os manequins sinistros e o piscar de luzes industriais, que o filme nos apresenta as regras do seu monstro: estamos seguros na luz, mas não podemos esperar que as luzes fiquem acesas. É um gancho poderoso, explorado para dar o efeito de inquietação enquanto Lights Out – Terror na Escuridão nos apresenta a família fracturada à qual o demónio parece estar ligado.


Rebecca (Teresa Palmer) vive por cima de um estúdio de tatuagens, no centro da cidade de Los Angeles desde que saiu de casa devido ao estado mental da mãe Sophie (Maria Bello). Com o ansioso namorado Bret (Alexander DiPersia) a reboque, Rebecca tem de lidar com os medos do seu meio-irmão Martin (Gabriel Bateman), que acredita que o demónio interior de Sophie é, na verdade, real.

Há muitos momentos de tensão suportados pela relação complicada entre mãe e filho. Bello faz um excelente trabalho que balança entre o maternal e um estado dissociativo e as escassas conversas escutadas entre Sophie e o demónio “Diana” tocam nos medos iniciais de ver os nossos pais perderem o controlo.


Assim que Rebecca começa a desvendar a verdade que está por detrás da relação entre Sophie e a sua “amiga”, ela também terá que enfrentar Diana, uma criatura feroz, que arranha o chão e tem olhos incandescentes, tornada ainda mais sinistra pela actriz com o físico parecido ao de uma aranha, Alicia Vela-Bailey. A criatura é o maior e mais aterrador trunfo deste filme.


As visitas cada vez mais frequentes de Diana vão eventualmente culminar numa intervenção ligeiramente absurda, na casa opressiva e distorcida de Sophie, mas a cena vale pela sequência verdadeiramente tensa em que o trio tenta desesperadamente manter as luzes acesas enquanto lutam pela capacidade omnipresente de Diana de desligar as luzes. Enquanto as pilhas enfraquecem e as lâmpadas piscam, o talento natural de Sandberg como realizador de filmes de terror torna-se mais forte.


O elenco torna credível a relação familiar. Palmer é óptima como a irmã protectora que só quer que o irmão esteja bem, e DiPersia consegue tornar cativante uma personagem pouco trabalhada. É uma pena que os actores tenham que lidar com um guião que muitas vezes sinaliza certas questões em letras grandes, como se o espectador precisasse de ajuda para perceber a história.


Com um monstro perturbador como ponto central, um grande elenco e uma sequência final implacável, Lights Out – Terror na Escuridão é uma estreia da qual o realizador Sandberg deve estar orgulhoso.


O filme tem um argumento desajeitado que de vez em quando perde o seu foco, mas depois de abandonarmos a sala de cinema, Diana vai, com certeza, obrigar-nos a deixar as luzes acesas durante algum tempo.


Diana Lima escreve segundo as regras do pré acordo ortográfico.


Título Orignal: Lights Out

Realizador: David F. Sandberg

Género: Terror

Elenco: Teresa Palmer, Gabriel Bateman, Maria Bello, Alexander DiPersia, Billy Burke

Distribuidora: NOS Audiovisuais

bottom of page