top of page

Evitar a ida ao veterinário - causas e consequências


VETdom

"... uma ida ao veterinário pode chegar a ser bastante dispendiosa tendo em conta toda a conjuntura actual...."


Actualmente, a tão badalada crise económica em que vivemos perturba de forma avassaladora a forma como os cuidados medico-veterinários são prestados aos nossos animais.


Como é sabido pelo público em geral, todas as clínicas veterinárias possuem uma administração privada não recebendo qualquer tipo de apoio pelo estado, sendo todos os custos suportados por um ou mais veterinários que formam ou não o corpo clínico.


Este carácter privado gera sérias dificuldades, principalmente no que respeita aos custos de todo o material que é necessário para que uma clínica, consultório ou hospital possa funcionar em condições.


Todos estes custos e despesas inerentes ao funcionamento de um centro de atendimento medico-veterinário reflectem-se no preço tanto dos serviços como dos produtos que ali são comercializados, que não podem ser muito diferentes de uma clínica ou hospital privado de medicina humana.


Desta forma , uma ida ao veterinário pode chegar a ser bastante dispendiosa tendo em conta toda a conjuntura actual. Por tudo isto é normal que quando existe um problema de saúde com o animal, o seu dono tente por tudo evitar ir ao veterinário, recorrendo a ferramentas comuns tais como a internet, medicação sem prescrição medica, mezinhas caseiras, ou mesmo conselhos de outros que não profissionais da saúde animal.


Todas estas " fintas" ao veterinário na maioria dos casos pioram bastante o estado de saúde do animal, além de que o tempo que está sem medicação pode provocar danos irreversíveis no organismo ou de mais difícil resolução. Hoje em dia esta provado que a maioria das pessoas leva o seu animal ao veterinário quando este já apresenta sinais inequívocos de doença, ou seja, quando está seriamente debilitado.


Para o veterinário toda esta situação resulta bastante mais complicada, além de que os exames complementares e métodos de tratamento terão que ser mais dispendiosos e complexos do que seria se este animal tivesse sido levado numa fase inicial do processo patológico.


Assim sendo, os custos disparam, aquilo que possivelmente poderia ter sido resolvido ou evitado com uma quantia menos avultada, requer agora gastos mais elevados e uma dificuldade maior para o medico veterinário, sendo que em alguns casos não se consegue ter a taxa de êxito desejada pelo mesmo, podendo chegar em última instância à morte do animal.


Por tudo isto è que devemos realizar uma prevenção cuidada da saúde dos nossos animais, seja através de um plano de vacinação e desparasitação adequado, ou de uma ida ao veterinário quando este apresentar sintomas iniciais de doença, pois através de uma conduta preventiva podemos diminuir de forma muito agradável os custos dos problemas de saúde dos nossos animais....pois estes mais tarde ou mais cedo irão aparecer.


Sara Santos

bottom of page