top of page

O Algoritmo da Felicidade


Nuno Ramos

"Este algoritmo és tu que o escolhes. És tu que o usas para que a tua função possa dar um gráfico tal e qual como desejas."


São 6h da manhã e toca o despertador. A Lei da Gravidade aperta-me contra o colchão e questiona-me se realmente me quero levantar. O meu gato mia ao de leve para me levantar e dar-lhe festas e comida.

Acordo com aquele sorriso nos lábios e levanto-me em direcção à cozinha. Nesse caminho, decido o meu primeiro pensamento: "I'm so thankfull and gratefull for all that I have!". Sim, em inglês porque faz mais sentido para mim.

Decido cada momento bem lentamente durante a próxima meia-hora. É crucial conseguir estar bem presente, em modo sono, conectado com a Gratidão de Ser e de Estar.

O meu gato continua a dar-me amor vezes sem conta e roça-se nos meus pés descalços. A minha namorada dorme, e eu, aproveito cada segundo numa conexão divina. O mundo acabou de me receber e eu estou a agradecer-lhe por isso.

Visualizo o que quero atingir, material e não material. Visualizo-me a Ser quem quero Ser e a Sentir o que quero sentir. Toda esta fórmula matemática não nos é ensinada na escola. Este algoritmo és tu que o escolhes. És tu que o usas para que a tua função possa dar um gráfico tal e qual como desejas.

Preparo o meu pequeno-almoço: iogurte grego com pedaços de frutos do bosque, aveia e uma dose de proteína em pó. Mexo tudo vivamente enquanto tenho nos ouvidos os "fones" a dar musica com cascatas e pássaros a cantar. Tenho 20 minutos para me deliciar com a minha refeição. O meu gato continua a dar-me ronrons nos pés.

Escolho sentir-me bem. Escolho sentir-me no Agora, bem presente. Bebo um copo com água antes de comer e fico literalmente a "curtir" os passarinhos a cantar e a água a correr.

Não controlo o meu dia, apenas confio que vai correr como eu quero. Entrego esta minha felicidade a Deus por me permitir Ser e Estar. Acabo de comer, levanto-me e preparo o saco do ginásio. Tenho de me colocar ainda mais Zen. Tenho de equilibrar e calibrar a máquina. É um prazer enorme cada momento em que consigo estar e ser. Apenas confiar de que vai dar certo, porque somente existe esse caminho.

Este é o Algoritmo da Felicidade.

Chama-se "Escolha", e pode fazer maravilhas na tua vida. Não usá-lo dará numa equação não resolvida.

Afinal, a matemática até que é fácil de ser usada!

bottom of page