ESTREIA a 25 de Agosto de 2016
Comentário sobre a história do filme:
"...mostra uma realidade muito comum também em Portugal ..."
“Isto só a mim”, ou “Retour chez ma mère”, é uma comédia francesa que realmente nos deixa bem-dispostos. Os franceses são conhecidos exatamente pelas suas comédias, no que respeita a filmes e, realmente, a língua dá aqui um toque especial a toda a história.
Stéphanie Mazerin era uma arquiteta bem-sucedida, com um negócio próprio, tendo como sócia a melhor amiga. O seu único cliente abriu falência, deixando Stéphanie sem nada: o seu negócio também faliu, as suas contas ficaram congeladas… e a solução temporária será regressar a casa da mãe, Jacqueline Mazerin, a casa onde ela e os irmãos cresceram.
Saliento uma cena inicial do filme que mostra uma realidade muito comum também em Portugal e que retrata o caminho que esta longa-metragem segue: Stéphanie dirige-se ao Centro de Emprego, onde pede ajuda ao técnico para encontrar trabalho. Na área dela? O técnico diz-lhe que ela tem duas opções: ou acredita no que as amigas lhe dizem, “que vai correr tudo bem” e que “as coisas vão melhorar” ou então encara a realidade e aceita trabalhos como ser responsável de comunicação (ou seja, distribuir panfletos de patins, a única vaga que o Centro de Emprego lhe poderia oferecer). Isto não vos diz nada? Então ouçam as notícias de Portugal e devem conseguir perceber facilmente a minha associação entre as realidades francesa e portuguesa.
A história acaba por ser tornar um “drama familiar”. Jacqueline é uma viúva cheia de vida que também quer o seu espaço, apesar de ter saudades dos filhos. Sabem aquela história de não ter tempo para visitar os pais? Stéphanie era assim antes de precisar de voltar para casa da mãe. E Jacqueline? Bem, por muito que ame a filha, quer o seu espaço de volta, à sua maneira. E temos aqui uma realidade também tão conhecida dos portugueses…a diferença é que estamos a falar de uma comédia. Tudo é ironizado… Imagino a mesma situação em Portugal: acredito que a filha entraria em depressão, a mãe acabaria num lar e seria tudo um drama de proporções extremas…
Talvez o “Isto só a mim” nos ensine a tentar ver as situações por um novo prisma, um prisma positivo e mais otimista e não tão derrotista. Vejam e pensem um pouco se não conseguem rever algo da vossa realidade nesta história.
Título Original: Retour Chez Ma Mère Título Português: Isto Só a Mim! Género: Comédia Realização: Éric Lavaine Elenco: Alexandra Lamy, Josiane Balasko, Mathilde Seigner
Distribuidora: Big Picture