ESTREIA a 25 de Agosto de 2016
Comentário sobre a história do filme:
«“Além do Universo” mostra-nos não só uma viagem pelo espaço mas também uma viagem interior. »
Star Trek é um nome conhecido do público em geral, mesmo para quem nunca tenha visto os 12 filmes já existentes. Kirk (Chris Pine), Spock (Zachary Quinto), Uhura (Zoe Saldana), McCoy (Karl Urban), Sulu (John Cho), Chekov (Anton Yelchin) e Scotty (Simon Pegg) levam-nos nesta aventura na sua Enterprise, que terá de viajar por caminhos nunca antes percorridos… ou será que não é bem assim?
“Além do Universo” mostra-nos não só uma viagem pelo espaço mas também uma viagem interior. Cada uma das personagens principais vai passar por uma fase de reflexão e tomar decisões acerca do sítio onde pertencem, principalmente Kirk e Spock. Como se costuma dizer, às vezes precisamos de passar por situações extremas para percebermos onde e com quem devemos estar.
Este filme mostra-nos também como é que a raiva que se acumula dentro de nós e que não mostramos, que não queremos que vejam ou então que não nos deixam revelar, se transforma em rancor e faz com que queiramos destruir o mundo inteiro.
Kirk diz, a certa altura, que não podemos estar sempre a combater nas mesmas guerras… Ultrapassamos uma e logo a seguir vem outra mas não podemos estar sempre retidos na mesma. A humanidade, mesmo que não tão espacial como o filme nos mostra, reflete exatamente isso na sua história: as guerras, os danos das mesmas, os vencedores e vencidos e, por vezes, a vingança. Chegamos assim ao extremismo e tudo o que é extremo é realmente muito mau. Impede-nos de viver, prende-nos a uma ideia negativa que carregamos connosco, muitas vezes, quem sabe, “até à cova”.
Kirk está a comemorar o seu aniversário e começa a sentir o peso da missão que tem aos seus ombros. No entanto, ele é o rosto do bem, ao longo de toda a história. Transmite confiança à sua equipa e vemos aqui um exemplo de verdadeiro líder. Ele pode não saber o que o futuro lhe reserva mas podem ter a certeza que ele sabe que o bem é o caminho a seguir e o seu destino é proteger pessoas… e outros seres, habitantes do Universo.
Um verdadeiro líder: não deixa ninguém para trás, sacrifica-se pela sua equipa e esta também está disposta a sacrificar-se por ele, sem hesitar. Seguem as suas regras mas não têm medo de reclamar ou contestar as suas ideias. Cada um tem as suas funções e o líder confia que cada membro sabe o que tem a fazer e atribui-lhes responsabilidade, pois jamais funcionariam se não fossem um todo, apesar das suas individualidades.
Vemos a essência do Star Trek adaptada aos nossos dias… bem, supostamente bem mais avançada no tempo e no espaço! Destacam-se os efeitos, os sons e muitos momentos de diálogo divertido e ironizado.
Titulo Original: Star Trek: Beyond
Produção: J.J. Abrams, Roberto Orci, Lindsey Weber, Justin Lin Realização: Justin Lin Elenco: Chris Pine, Zachary Quinto, Karl Urban, Zoe Saldana, Simon Pegg, John Cho, Anton Yelchin, Sofia Boutella e Idris Elba
Distribuidora: NOS Audiovisuais