Cada vez mais se verifica a preocupação com carreiras profissionais, não só pela satisfação pessoal, mas também pela saída profissional. Esta última encontra-se cada vez mais presente nos jovens que procuram dar os seus passos de autonomia e por vezes sentem-se confusos com tanta informação. Se, por um lado, a escolha de uma carreira é o segredo para o sucesso, por outro lado existe também a auto-confiança. Muitas vezes, deparamo-nos com casos de frustração profissional e consequentemente o insucesso profissional assente na falta de confiança no seu trabalho.
Tudo começa com a questão de vender-se a si mesmo, ou seja a forma como alguém se apresenta. Se alguém procura trabalho e vai responder ao anúncio de trabalho sem acreditar em si, esta mensagem é passada para o outro, de forma inconsciente, e como se costuma dizer, se não acreditas em ti mesmo eu também não acredito em ti! Ora, num mercado tão competitivo como o atual, este fator faz toda a diferença!
Para que se possa ter sucesso num trabalho, é de todo importante acreditar no que se faz, e pensar que se é capaz. Críticas, falhas e erros estarão sempre presentes, mas é a forma como se lida com isso que faz toda a diferença. Deve-se ter a mente aberta para que possam haver críticas, de um chefe ou de colegas. E perante essas críticas não se deve baixar os braços, mas antes pensar sobre elas. São reais ou não? Devo manter a minha postura ou não?
Por vezes são colocadas questões que levam o profissional a ir contra aquilo que sabe ou aprendeu, e que o fazem ir contra os seus valores, mas é preciso ter confiança também para dizer não e defender aquilo em que se acredita!
Salienta-se assim que, para o sucesso profissional, destacam-se duas questões: a primeira que se prende com a escolha profissional e a segunda remete para as questões pessoais, nomeadamente, a auto-estima e auto-confiança. Quer uma, quer a outra são extremamente importantes para que se possa progredir na vida pessoal e profissional, pois estas encontram-se intimamente ligadas.