top of page

Importância da Vacinação


VETdom

"... vacinar atempadamente os nossos animais evita não só o seu (e nosso!) sofrimento desnecessário como também custos adicionais com a saúde dos mesmos..."



Com os avanços tecnológicos no que respeita a saúde animal, hoje em dia temos ao nosso dispor todo um vasto leque de vacinas que podem evitar patologias potencialmente mortais aos nossos animais de companhia.


Uma das doenças que afecta em grande escala os cachorros da nossa região principalmente no final da Primavera e durante todo o Verão é a Parvovirose, uma patologia que se transmite através das fezes de animais infectados. Este vírus pode sobreviver e permanecer infeccioso no ambiente durante semanas ou mesmo meses.


Tal como Parvovirose, a Hepatite Infecciosa, a Esgana e a Leptospirose são patologias que podem facilmente ser evitadas com uma simples revacinação anual. O tratamento destas doenças muitas das vezes pode não ser eficaz, pois são bastante agressivas, além de imensamente dispendiosos.


De referir que a nossa legislação obriga a vacinação anual ou de 3 em 3 anos contra a raiva, segundo o tipo de vacina. Esta patologia ao ser uma zoonose (pode ser transmitida ao Ser humano) é de extrema importância que se realize uma adequada prevenção da mesma, pois apesar de não haverem casos de Raiva em Portugal já há alguns anos, só se conseguirá manter este cenário se todos nós respeitarmos a lei e imunizarmos os nossos animais de forma sistemática.


Outra das patologias que está muito presente na nossa região, por estarmos numa zona ribeirinha com altas temperaturas no Verão é a Leishmaniose. Esta doença, também ela uma zoonose, é transmitida por um mosquito que a transporta de um animal para o outro, ou seja, não existe contágio directo entre dois animais. Actualmente existe uma vacina que apresenta uma eficácia superior aos 90% no combate a esta patologia tão nefasta, além de medicamentos preventivos que evitam o contágio da mesma, sejam as tradicionais pipetas ou coleiras ou mesmo xaropes inovadores com alto grau de eficácia.


Quanto aos gatos, o caso é semelhante, doenças como a Coriza, Panleucopénia (similar á Parvovirose nos cães) e Leucemia Felina podem ser perfeitamente evitadas com um plano de vacinação adequado.


Nesta época é de especial interesse a imunização dos gatos relativamente á Coriza, uma patologia infectocontagiosa que afecta as vias respiratórias, provocando secreções oculares, nasais e febre, podendo mesmo levar uma grave infecção respiratória e consequente morte do animal.


Desta forma, podemos concluir que vacinar atempadamente os nossos animais evita não só o seu (e nosso!) sofrimento desnecessário como também custos adicionais com a saúde dos mesmos, para prevenir e poupar…Vacine!!


Sara Santos

bottom of page